sábado, 21 de julho de 2012

EUA - Atirador mata 12 pessoas em cinema

Aurora (AE) - Um homem armado abriu fogo ontem dentro de um cinema na cidade de Denver, no Colorado, Estados Unidos, matando 12 pessoas e ferindo 59. As vítimas assistiam à estreia do filme Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Trata-se do pior ataque nos Estados Unidos desde que um psiquiatra do Exército matou 13 soldados e civis em Fort Hood, no Texas, em 2009. Os disparos também trouxeram à memória o massacre na escola Columbine em 1999, quando dois estudantes mataram 12 alunos e um professor. Columbine fica nas proximidades do cinema atacado.


Jovens se abraçam enquanto aguardam lista de mortos no tiroteio
 
A polícia encontrou o suspeito, identificado como James Holmes, de 24 anos, perto de um carro, na parte de trás do shopping onde fica a sala de cinema, em Aurora, subúrbio de Denver. O atirador parou na parte da frente da sala de cinema e começou a disparar contra o público por volta da meia-noite. "Testemunhas disseram que ele abriu algum tipo de lata. Elas ouviram um chiado, um gás começou a subir, e então o homem começou a atirar", afirmou o chefe de polícia de Aurora, Dan Oates, em entrevista para jornalistas.

Oates confirmou que Holmes é o único suspeito dos disparos feitos no cinema. Ele disse acreditar que o suspeito agiu sozinho e declarou que a polícia não procura outros suspeitos. Aparentemente, Holmes usou três armas no interior do cinema, um rifle de assalto AR-15, uma espingarda e uma pistola Glock. Outra pistola do mesmo modelo foi encontrada em seu carro, disse o chefe de polícia, acrescentando que ainda não há estimativas sobre quantos disparos foram feitos. A polícia desconhece "o status da legalidade da posse das armas", declarou Oates.

Barack Obama e Romney interrompem campanha

Manalapan (AE) - O presidente dos EUA, Barack Obama, interrompeu a campanha eleitoral na Flórida para retornar à Casa Branca após o que ele classificou como "horrível e trágico" tiroteio em massa em um cinema no Colorado. Tanto Obama quanto o adversário, o republicano Mitt Romney, paralisaram a acirrada disputa pela Casa Branca a fim de expressar pesar pelo mais mortal tiroteio nos Estados Unidas desde o massacre de Virginia Tech, em 2007. Obama disse que estava "chocado e triste" com o ocorrido e pediu para a nação "unir-se como se fosse uma só família". Romney, em comunicado, afirmou que estava "profundamente triste com as notícias da violência sem sentido".

Obama ordenou que as bandeiras norte-americanas em prédios públicos e militares, fossem colocadas a meio mastro, após o ataque. "Haverá outros dias para a política", afirmou. "Hoje é um dia de oração e reflexão", afirmou. Ele subiu ao palco na cidade de Fort Myers mais de 30 minutos antes do programado. A multidão estava agitada, mas o presidente se mostrou sombrio e rapidamente pediu para o público se sentar. "Esperava ter uma conversa animada com vocês sobre algumas questões importantes que nós enfrentamos como uma nação", disse. "Mas, nesta manhã, acordamos com a notícia de uma tragédia que nos lembra de todos os modos como somos unidos como uma família americana."

O presidente refletiu sobre como a tragédia afeta sua vida como pai de duas crianças. "Minhas filhas vão ao cinema. E se Malia e Sasha estivessem no cinema?", perguntou. "Michelle e eu vamos abraçar nossas garotas um pouco mais forte esta noite." Obama prometeu que o responsável por esse "ato hediondo" vai ser levado à Justiça.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, pediu que o presidente Barack Obama e seu rival republicano, Mitt Romney, definam suas posições sobre o controle de armas, após o massacre desta sexta-feira em Aurora, no Colorado.

Bloomberg, que defende o controle mais rigoroso de armas, disse que o banho de sangue em Aurora é a prova de que as armas são um problema "crescente" e não se limitam às grandes cidades norte-americanas. "Talvez seja a hora de essas duas pessoas que querem ser presidente dos Estados Unidos levantarem-se e nos dizer o que eles vão fazer, porque este é obviamente um problema em todo o país", disse Bloomberg. "Há tantos assassinatos com armas de fogo todos os dias, isso precisa parar. Não importa qual sua opinião sobre a Segunda Emenda, não importa qual sua opinião sobre o controle de armas, temos o direito de ouvir de ambos (os candidatos) concretamente."

O Estado de Nova York tem algumas das leis mais duras sobre o porte civil de armas nos Estados Unidos, mas Bloomberg tem criticado outros Estados que não são tão rigorosos no controle da venda de armas. Para o prefeito, as armas de fogo vendidas em outros locais podem, eventualmente acabar em sua cidade.

"Armas estão matando pessoas todos os dias", afirmou. "Esse número está crescendo e não é apenas no centro da cidade... na costa leste, na costa oeste, é o fenômeno da cidade grande. Aurora não é uma cidade grande." O local do trágico acidente, que fica no subúrbio da região metropolitana de Denver, no Estado americano do Colorado, tem população aproximada de 350 mil habitantes.

*AGÊNCIA ESTADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário