sexta-feira, 20 de julho de 2012

Ministro inclui Natal entre as sedes atrasadas

OBRAS PARA A COPA

Mobilidade: ministro aponta atraso

 Planta do projeto da Arena das Dunas

O Ministério das Cidades (MS) divulgou ontem que quatro cidades-sedes da Copa do Mundo 2014 estão com as obras de mobilidade urbana atrasadas. Segundo o ministro Aguinaldo Ribeiro, 8% das obras previstas para serem concluídas até o início do evento estão atrasadas. Outras 36% estão em ritmo que requer atenção e 56% estão em ritmo adequado. Natal, Cuiabá, Manaus e o Distrito Federal figuram na lista das cidades com obras em atraso e risco de não ficarem prontas em tempo hábil.

Na capital do Rio Grande do Norte, as obras sequer começaram. A Prefeitura pavimentou apenas algumas ruas que servirão de via alternativa no bairro das Quintas e iniciou o processo de desapropriação de imóveis no mesmo bairro. Faltando menos de dois anos para o início do evento esportivo, o prazo para iniciar as intervenções em ruas e avenidas da cidade é setembro deste ano. O prazo, anunciado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) no início do mês, atende recomendação do MS que estipula o mês de outubro para início das obras nas cidades-sedes do Mundial.

No Distrito Federal, de acordo com o MS, a licitação que faltava para as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foi concluída na semana passada. Em Natal, os problemas estão relacionados ao atraso na entrega de projetos, desapropriação de terras, falta de licenciamentos e intervenção do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN). Em Cuiabá, as dificuldades são com desapropriação, falta de licenças ambiental e de instalação e também de projetos executivos. Na cidade de Manaus, há entraves envolvendo o patrimônio histórico e questionamento quanto ao formato da licitação.

No início deste mês, o deputado federal Romário (PSB-RJ) divulgou que o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Benjamin Zymler, havia informado que, em outubro, três cidades-sedes anunciarão a eliminação de algumas obras de mobilidade previstas na matriz de responsabilidade. Os nomes das cidades não foram divulgados. A assessoria de imprensa do TCU confirmou a visita do deputado federal Romário ao órgão, no entanto, não esclareceu se a informação da possível "eliminação" de obras em três cidades é verdadeira. "Foram tratados diversos assuntos. Com relação à Copa, os dados oficiais e atualizados de que o TCU dispõe podem ser encontrados no relatório de acompanhamento", informaram.

Ontem, durante lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Médias Cidades, no Palácio do Planalto, Aguinaldo Ribeiro informou que, em outubro, haverá uma nova avaliação do andamento das obras. "Em outubro, haverá uma nova avaliação do ponto de vista da Copa para ver se haverá comprometimento. Estamos trabalhando para que não haja", disse.

No dia 6 de julho, a secretária adjunta de Planejamento e Obras da Copa 2014, da Semopi, Jussara Albuquerque, disse à TRIBUNA DO NORTE que Natal não corre o risco de perder as obras de mobilidade urbana por causa da demora em tirar os projetos do papel. "Natal continua desempenhando o cronograma e prestando contas do que é feito ao Ministério das Cidades. Temos até outubro para iniciar as obras, mas acredito que vamos começar antes disso, por volta do final de agosto e início de setembro", explicou.

Não é a primeira vez que Natal é citada pelo ministro Ribeiro como cidade-sede da Copa com obras atrasadas. No mês passado, em relatório entregue pelo ministro na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, a capital potiguar figurava entres as cidades com projetos atrasados. Na ocasião, o ministro destacou que apenas uma obra de mobilidade (Pró-transporte na zona Norte) havia saído do papel. Outras três estão paradas e não tiveram nem mesmo os contratos assinados. As obras de mobilidade em Natal, que são responsabilidade do Governo e da Prefeitura, estão orçadas em R$ 661,8 milhões. Desse total, R$ 361 milhões virão de financiamento.

Detalhamento das Obras do Lote 1

Primeiro lote inclui intervenções urbanas na zona Oeste e Norte de Natal e prevê ciclovias, passarelas e viadutos

Obra 1
Corredor Estrutural Oeste - BR 226

Descrição da obra: extensão - 4,8 quilômetros (da cabeceira da Ponte de Igapó, na zona Norte, passando pelo Complexo Viário da Urbana até o encontro com a avenida Capitão Mor Gouveia, na zona Oeste); duas faixas por sentido mais corredor exclusivo para ônibus; ciclovia; canteiro central, paisagismo, iluminação especial; adequação à acessibilidade.

Obra 2
Complexo Viário da Urbana

Descrição da obra: Um viaduto; reestruturação do viaduto existente em 106 metros de extensão; acessos e alças da via; ciclovia; acessibilidade de pedestres.

Obra 3
Reestruturação Geométrica da Avenida Capitão Mor Gouveia

Descrição da obra: Extensão - 3,8 quilômetros e largura média de 22 metros; pontilhão de 90 metros de extensão por 20 metros de largura sobre a linha férrea; passagem elevada (BR-226/av. Capitão Mor Gouveia); criação da terceira faixa de rolamento com corredor exclusivo para ônibus; ciclovia, canteiro central, paisagismo e iluminação especial; adequação à acessibilidade.

Comum às obras:

Plataformas de embarque e desembarque de acordo com as paradas da Rede do Sistema de Transporte Público de Passageiros;

melhorias nas condições de trafegabilidade dos pedestres na área do entorno da Arena das Dunas, com implantação de intervenções que facilitem a acessibilidade aos portadores de necessidades especiais e à população em geral.

*TRIBUNA DO NORTE



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