segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Blatter culpa EUA por escândalos da Fifa e nega envolvimento com presos

DA REDAÇÃO COM UOL EM SÃO PAULO

Punido por oito anos pelo comitê de ética da Fifa, Joseph Blatter se defendeu nesta segunda-feira das acusações. Depois de um longo pronunciamento, ele respondeu algumas questões de jornalistas e culpou os Estados Unidos pelos escândalos.

Além de Joseph Blatter, Michel Platini, presidente da Uefa, também foi suspenso por oito anos. Os dois são acusados de um pagamento irregular de Blatter a Platini em 2011.

Os dirigentes admitem a transação, mas diz que o acordo foi feito verbalmente e que fazia referência a trabalhos prestados pelo francês.

"Se os Estados Unidos fossem sede da Copa de 2022, a gente não estaria aqui. Não acho que o Comitê de Ética tenha conexões com os EUA. Afinal, eles não são bons em comunicação, como vimos", falou.

A polêmica citada por Blatter faz referência ao Mundial de 2022 que teve o Qatar escolhido como sede. A escolha foi questionada pelo futebol pouco desenvolvido do país asiático.

Blatter também falou sobre os presos envolvidos em escândalos na Concacaf e Conmebol. O presidente da Fifa negou qualquer relação nos casos de corrupção da entidade.

"Todas as pessoas punidas pelas autoridades americanas são da América do Norte e Sul, da Concacaf e Conmebol. Foram atividades ligadas a suas confederações, ligadas aos direitos de transmissões locais", completou.

No escândalo que rendeu prisão de dirigentes da Concacaf e Conmebol três brasileiros foram acusados. José Maria Marin, ex-presidente da CBF e que está preso, Ricardo Texeira, ex-presidente da CBF, e Marco Polo Del Nero, presidente licenciado da CBF.

Aposentadoria

Blatter voltou a falar que deveria ter deixado a Fifa depois da Copa do Mundo de 2014, como foi pedido por sua família.
"Claro que eu deveria ter parado depois da Copa do Mundo de 2014. Isso teria sido, talvez, a coisa sensata a fazer. Agora estamos em uma situação que não merecemos estar dentro. Eu vou lutar até o fim", falou.

O presidente ainda disse que só não desistiu da candidatura porque Platini já havia anunciado interesse em assumir a Fifa e cinco confederações o procuraram pedindo para seguir.

Doença

Durante a coletiva, Blatter ainda comentou sobre seu estado de saúde. Ele, que chegou a ser internado após uma crise de stress, disse que recebeu uma grande ajuda em novembro que evitou o pior, mas que não queria falar do tema.

Platini se defende

Em entrevista à AFP, Michel Platini, presidente da Uefa, também informou que irá recorrer ao TAS e a Justiça comum. "Além de ir ao TAS, estou determinado a procurar tribunais civis para obter indenização por todo prejuízo que sofri ao longo das semanas", falou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário