sábado, 19 de dezembro de 2015

Nelson Barbosa vai substituir Joaquim Levy no Ministério da Fazenda

DA REDAÇÃO COM MOSSORÓ HOJE

A presidente Dilma Rousseff definiu na tarde desta sexta-feira (18) que Joaquim Levy deixará o Ministério da Fazenda e será substituído pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. A Presidência da República está preparando uma nota para oficializar a mudança e divulgar à imprensa.

Os rumores sobre a saída de Levy do governo de Dilma cresceram nos últimos dias depois da discordância do ministro com a equipe econômica sobre a meta fiscal para 2016. Na tarde dessa quinta-feira (17), Levy participou da reunião mensal do Conselho Monetário Nacional (CMN) e usou um tom de despedida ao encerrar o encontro.

Interlocutores da equipe econômica afirmam que Barbosa e Levy se entendiam em relação a 90% dos assuntos. Levy chegou ao governo com um duro plano de ajuste fiscal para tentar resgatar a credibilidade perdida por causa das pedaladas fiscais do primeiro mandato de Dilma. Barbosa também reconheceu que o ajuste era necessário.

O economista Nelson Barbosa, 46 anos, assumiu a pasta do Planejamento no dia 1º de janeiro deste ano e, embora não seja filiado ao PT, teve sua indicação aprovada por todo o partido e agradou a base aliada do Palácio do Planalto. Por ter uma visão mais flexível sobre cortes de gastos, Barbosa desfruta de boa relação com políticos no Congresso.

Barbosa tem ótimo trânsito na ala governista do PMDB, liderada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, e pelo líder do partido na Câmara dos Deputados, Leonardo Picciani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário