sábado, 28 de outubro de 2017

Governador Robinson Faria defende no Acre que governo federal retire os presos federais de Mossoró

Da redação com Mossoró Hoje

Em encontro nacional sobre segurança pública, nesta sexta-feira, 27, no Acre, o governador Robinson Faria defendeu e solicitou ao governo federal, a retirada do presídio federal de Mossoró. 

Segundo o chefe do executivo estadual, as estatísticas comprovam que antes do penitenciária ser instalada em solo potiguar, em 2009, o Rio Grande do Norte era um dos estados mais tranquilos do Brasil. 

"Como proposta, o nosso governo está disposto a assumir as instalações do presídio para presos estaduais, o que ajudará a minimizar a lotação nas unidades existentes", afirmou Robinson Faria.

O assunto foi tema do encontro essa semana entre governadores dos estados brasileiros e representantes do governo, no Acre. O foco da discussão é o combate ao narcotráfico.

O debate foi proposto por Faria em audiência com o presidente Michel Temer em setembro, que acatou a ideia.

Penitenciária Federal de Mossoró

A Penitenicária Federal de Mossoró foi inaugurada em julho de 2009, na gestão da então governadora, hoje falecida, Wilma de Faria. 

É uma das quatro penitenicárias federais do Brasil e a única do Nordeste. As demais ficam localizadas em Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Catanduvas (PR).

A unidade fica próximo ao Completo Penal Mário Negócio e Cadeia Pública de Mossoró, a cerca de 15 quilômetros do Centro de Mossoró, na rodovia que liga o município à Baraúna.

A Penitenciária Federal de Mossoró tem capacidade para abrigar 208 homens e a área coberta é de 13 mil metros quadrados. 

Atualmente, recebe presos 'famosos' nacionalmente, como Fernandinho Beira-Mar e Marcinho VP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário