Nas eleições do próximo ano, além do governador e deputados, os eleitores do RN votarão em dois nomes para o Senado. Apesar de 47,32% dos eleitores não terem ainda escolhido os candidatos e/ou afirmarem que não votarão em ninguém, os atuais detentores dos mandatos lideram as preferências. Na pesquisa do instituto Certus, para a 98FM, Garibaldi Filho (PMDB) tem 14,41% e José Agripino (DEM) tem 12,41% das intenções de votos.
Garibaldi está em primeiro, e José Agripino em segundo, com 12,41%, de acordo com pesquisa
“A disputa para o Senado será bem acirrada. Não só pelo quadro atual de crise moral associada aos políticos, mas também por estar em jogo duas vagas e todos os partidos poderão apresentar candidatos”, avalia Mardone França, presidente do Certus. Para ele, dentro dessa conjuntura, “os resultados obtidos pelos dois atuais detentores dos mandatos que serão renovados, Garibaldi e Agripino, começam bem”. “Mas, também poderão ser alvo de um desgaste maior, durante uma campanha, com a possibilidade de serem associados ao desgaste da política e do Congresso”.
Nos cenários montados para a pesquisa sobre o Senado, o Certus apresentou aos eleitores sete nomes. “Além dos dois candidatos naturais a reeleição (Garibaldi e Agripino”, explica Mardone, “incluímos nomes prováveis. Lembrando que a lista não é fechada a até a campanha ela poderá aumentar e até ser outra”. No cenário com os sete nomes, liderado por Garibaldi e Agripino, aparecem ainda a deputada federal Zenaide Maia (PR) com 9,05% das intenções de votos; o prefeito Carlos Eduardo (PDT), com 8,23%; o deputado federal Rogério Marinho (PSDB), com 3,36%; o governador Robinson Faria (PSD), com 3,05% e o desembargador Cláudio Santos (sem partido), com 2,09%.
A pesquisa também procurou auferir a opinião dos eleitores sobre quem eles consideram mais preparado para representar o RN no Senado, independente da opção de votos. Os resultados foram: Garibaldi Filho, com 15,86%; José Agripino com 12,95%; Zenaide Maia, com 9,86%; Carlos Eduardo, com 8,95%, Robinson Faria, com 2,86%; Rogerio Marinho, com 2,64% e Cláudio Santos, com 1,05%. Ainda, 33,23% disseram que não consideram nenhum desses nomes preparados e 11,86% disseram não saber responder.
Infográfico da pesquisa
No item rejeição, 30,18% disseram “todos” e 18% não rejeitam nenhum dos nomes listados. O maior índice individual foi do governador Robinson Faria, com 18,27%. Em segundo vem José Agripino (8,73%), seguido por Rogério Marinho (4%), Garibaldi Filho (3,73%), Zenaide Maia (3,55%), Carlos Eduardo (2,55%) e Cláudio Santos (2,09%).
A pesquisa Certus/98FM ouviu 1.100 eleitores acima de 16 anos, em todas as regiões do Estado, entre os dias 12 e 14 deste mês. A margem de erro é de 3.0% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário