terça-feira, 24 de setembro de 2013

Telefônica, dona da Vivo, amplia fatia em empresa dona da TIM

Do UOL, em São Paulo

O grupo espanhol Telefônica fechou um acordo para aumentar sua fatia na Telco, holding que controla a Telecom Italia, na Europa. A Telecom Italia é dona da TIM Participações no Brasil. Já a Telefônica é dona da Vivo.

As duas empresas são concorrentes diretas: a Vivo possui 28,7% do mercado de telefonia celular no Brasil e a Tim, 27,2%.

Procurada pela reportagem do UOL, a TIM informou que não vai se pronunciar sobre o assunto. A Telefonica Vivo informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a Telefônica do Brasil não tem nenhuma interferência nos negócios da TIM.
Negócio precisa ser aprovado pelo Cade e Anatel; TIM pode ser vendida

O negócio deve ser avaliado por autoridades brasileiras, como o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Pelas regras do setor de telecomunicações no Brasil, um mesmo grupo não pode ter duas empresas que atuam em telefonia celular numa mesma região.

Uma possibilidade é que a Telecom Italia venda a TIM Participações no Brasil.

Outro desafio é manter a qualidade dos serviços prestados no Brasil, disse à agência de notícias Reuters uma fonte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em 2007, quando a Telefônica passou a integrar o consórcio Telco, controlador da Telecom Italia, o negócio foi aprovado pela Anatel sob a condição de que a Telefônica não interferisse no controle da TIM Brasil. Agora, a Telefônica terá que convencer à Anatel que nada mudou, e que continua não tendo influência sobre a TIM Brasil, segundo o presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude. 
Telecom Italia enfrenta dificuldades

A Telco detém 22,4% da Telecom Italia. O acordo foi fechado pela Telefônica com os demais investidores na Telco: os bancos italianos Mediobanca e Intesa Sanpaolo, e a seguradora Generali.
A Telefônica já era a maior acionista da Telco, com uma participação de 46%, e deve passar a 66%, num primeiro momento, via um aumento de capital de 324 milhões de euros direcionado a pagar dívida da empresa, disseram os sócios da Telco em comunicado.

Em uma segunda fase, a Telefônica planeja elevar sua participação na Telco para 70%, equivalente a quase 16% da Telecom Italia, por meio de um segundo aumento de capital. Mais adiante, a empresa poderá comprar o restante da participação de todos os sócios da Telco.

Os direitos de voto detidos pela Telefónica na Telco continuarão os mesmos inicialmente e poderão ser ampliados para 64,9% a partir de janeiro de 2014 se o acordo receber aprovações de autoridades em mercados importantes como Brasil e Argentina.

Pelo acordo, as ações da Telecom Italia foram avaliadas em 1,09 euro, quase o dobro do atual preço de mercado. Em 2007, os acionistas da Telco pagaram 2,8 euros por cada ação. Os papéis da companhia valem agora 0,59 euro.

Com o novo acordo, a Telefônica fortalece sua influência sobre uma importante rival na América do Sul, e permite aos sócios italianos saírem de um investimento não lucrativo, pondo fim a meses de especulações sobre o futuro da companhia italiana.

A Telecom Italia enfrenta dificuldades para crescer devido à sua dívida de 29 bilhões de euros e à profunda retração econômica do mercado italiano.

(Com Reuters)


Nenhum comentário:

Postar um comentário