quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Gustavo Fernandes: “Ricardo Motta é o candidato de Henrique Alves para presidir AL”

Segundo o deputado estadual, o PMDB deverá apoiar a reeleição do atual presidente da Assembleia


O deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) reafirmou na manhã desta quarta-feira o compromisso do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), com a reeleição do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PROS). A eleição para presidente da Casa no biênio 2015/2016 ocorrerá no dia 2 de fevereiro, logo após a posse dos novos 24 deputados estaduais eleitos ou reeleitos nas urnas de outubro deste ano. “O PMDB desde antes da campanha é simpático e defensor do nome de Ricardo. Agora se os cinco deputados do PMDB irão votar, será outra história. Tem que se perguntar a eles. Mas Ricardo é o candidato de Henrique”, frisou Fernandes, em contato esta manhã com O Jornal de Hoje.

Dos 24 deputados estaduais da futura legislatura, 18 obtiveram o mandato através de ampla aliança coordenada pelo atual presidente da Câmara dos Deputados. Apenas oito compuseram, no primeiro e no segundo turno, com o governador eleito, Robinson Faria (PSD). Em tese, Henrique conta com os votos necessários para influir na reeleição do atual presidente da Casa. Segundo Fernandes, porém, na prática a teoria é outra.

“Henrique desde a campanha estadual mostrou sempre simpatia pelo nome de Ricardo. E hoje a única candidatura posta é a de Ricardo. Mas existem outros deputados que estão mostrando, nos bastidores, não abertamente, que querem disputar. Não se mostraram ainda com suas candidaturas. Mas a gente escuta que alguns querem. Nesses próximos dias, quem quiser disputar, deverá aparecer e mostrar a cara. Até agora, a única candidatura posta que existe é a de Ricardo”, frisou Fernandes.

A despeito dos demais partidos, o PMDB é a maior legenda da Casa, com cinco integrantes e cada um tendo direito a um voto na eleição da Mesa Diretora. “Mesmo sendo do PMDB, não posso responder por todos os deputados. Teria que fazer individualmente um levantamento junto a cada um. Mas, que o PMDB, desde antes da campanha, é simpático e defensor do nome de Ricardo, disso não há dúvida”, frisou.

“PMDB ainda vai decidir se compõe com Carlos Eduardo ou se disputa contra ele”

Gustavo Fernandes também defendeu a candidatura própria do PMDB a prefeito de Natal nas eleições de 2016. Segundo ele, não há compromisso do PMDB com a candidatura à reeleição do atual prefeito, Carlos Eduardo Alves (PDT). “Eu nunca escutei de Henrique dizer qual era a posição do PMDB, se irá com Carlos ou se teria candidatura própria”, declarou.

Para Fernandes, “Hermano tem mais propriedade para falar sobre o assunto porque foi o candidato a prefeito e talvez queira ser de novo. Se for candidato novamente, sua candidatura será legítima, porque foi inclusive bem votado. Mas quando for mais próximo, o PMDB vai decidir se compõe com Carlos, se disputa contra ele ou se comporá com outros partidos”.

As palavras de Gustavo Fernandes ecoam declarações recentes do presidente do PMDB em Natal, deputado estadual reeleito Hermano Morais. Em entrevista à Rede TV, Hermano afirmou que o PMDB não tem oficialmente nenhum compromisso com a reeleição do atual prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves.

No pleito estadual Carlos Eduardo deixou de apoiar as candidaturas de Robinson Faria (PSD) para governador e Fátima Bezerra (PT) para o Senado, líderes que apoiaram sua candidatura à Prefeitura em 2012, para apoiar o primo, Henrique Alves, na disputa pelo governo, e sua vice-prefeita, Wilma de Faria (PSB), para o Senado.

Na eleição de 2012, o PMDB lançou Hermano Morais candidato a prefeito de Natal, tendo disputado o segundo turno e perdido para Carlos Eduardo. Nas eleições deste ano, o prefeito atribuiu seu apoio a Henrique à ajuda que o peemedebista, como presidente da Câmara dos Deputados, emprestou ao município.

Algumas ações do deputado junto aos ministérios em Brasília resultaram em benefícios para a capital do Estado, a exemplo dos recursos para a recuperação do buraco de Mãe Luíza. Presidente do PMDB estadual, Henrique também teria sido decisivo na liberação de recursos e obtenção de aval do Ministério do Planejamento para as obras de mobilidade em Natal.

“Henrique é capacitado para assumir qualquer ministério”

Ao avaliar a derrota do PMDB na disputa pelo governo do Estado nas eleições deste ano, Gustavo Fernandes disse que as estratégias adotadas pelo partido deram errado. “Algumas uniões que foram tentadas não deram resultado na urna. Principalmente o fato de Henrique querer em todos os municípios juntar os dois lados que têm disputa local. Isso refletiu nas urnas em relação ao interior. Em muitos municípios que o PMDB tinha lado e Henrique foi buscar o outro para votar também, acabou rebelando e um dos lados acabou votando em Robinson, por não aceitar os dois votando no mesmo candidato. Isso foi uma das questões que dificultou a eleição de Henrique”, analisou.

Em relação ao PMDB, Fernandes afirma que o presidente estadual da legenda, Henrique Alves, tem dito que ficará a partir de 2015 em Natal para tomar conta das empresas e ficar mais próximo da família dele, coisa que nunca conseguiu fazer durante os últimos 44 anos. “Além disso, também vai ficar ajudando PMDB a se estruturar para as eleições municipais de 2016. Pelo que tenho conversado com ele, esse é o projeto de curto prazo. O PMDB vai seguir com suas bandeiras. Já, já começam as movimentações para as eleições municipais”.

Sobre a indicação de Henrique para um ministério, Fernandes disse que o peemedebista é um quadro capacitado para assumir qualquer cargo. “Eu não tenho propriedade para falar, mas, pode acontecer, como não pode. Vai depender da articulação do PMDB com o PT nacionalmente. Com certeza, Henrique é um quadro capacitado para assumir qualquer ministério, pela influência que tem. Mas hoje tudo é especulação. Ninguém tem propriedade para dizer. Quem vai saber é a presidente. No começo do ano, se ela for reformar o ministério presidencial”.

Fonte: O Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário