domingo, 23 de novembro de 2014

'O mundo acabou pra mim', diz pai de menina vítima de bala perdida no RN

Samara Portes, de 8 anos, morreu na noite deste sábado (22) em Mossoró.
Ela foi a 3ª criança vítima de bala perdida no estado em um período de 24h.


Anderson BarbosaDo G1 RN
"O mundo acabou pra mim". A desolação é do técnico em informática Josué Borges Portes, de 43 anos. Carioca, ele é pai de Samara Vicente Portes, menina de 8 anos morta na noite deste sábado (22) vítima de uma bala perdida na periferia de Mossoró, cidade da região Oeste potiguar. Ela foi a terceira criança vítima de bala perdida no Rio Grande do Norte em um período de 24 horas.

Segundo a Polícia Militar, o alvo dos disparos era um rapaz de 20 anos, identificado como Antônio Francisco Targino de Oliveira, de 20 anos. Baleado, ele morreu na hora.

Em contato com o G1 na manhã deste domingo (23), o pai falou sobre a morte da filha. Ele contou que além da Samara seus outros três filhos, sendo mais duas meninas e um garoto, brincavam na calçada de casa quando os tiros foram disparados. "Eu estava na garagem, mexendo no meu carro. Minha mulher, dentro de casa. As crianças vieram correndo para dentro. A Samara veio sangrando e caiu nos meus braços. Eu vi o furo no peito dela. Pedi a Deus que escapasse, mas ela morreu no meu colo", relembrou.

Josué conta que ainda socorreu a filha para uma Unidade de Pronto Atendimento, mas a menina não resistiu ao ferimento. "Perdi minha filha para a violência. Isso desestrutura qualquer família. Moro aqui há quatro anos. Minha mulher trabalha num hotel aqui da cidade. Não quero mais saber de Mossoró. Vou voltar para o Rio de Janeiro. Tenho certeza que lá é mais seguro que aqui", disse ele.

O crime
Relatório do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) revela que a ocorrência foi registrada por volta das 21h. O crime aconteceu na comunidade chamada de Favela do Fio, que fica no bairro Abolição IV. O rapaz alvejado, mais conhecido como 'Toinho da Bolsa', teria sido surpreendido por dois homens que chegaram de moto na casa dele.

Os primeiros tiros foram disparados dentro da residência da vítima, que ainda conseguiu correr para o meio da rua. Ele foi perseguido e novos disparos foram efetuados pelos criminosos. Samara e os irmãos brincavam na calçada de casa quando foi baleada.

De acordo com a Polícia Militar, Antônio Francisco era suspeito de homicídios na cidade. Buscas ainda foram feitas pela região, mas nenhum suspeito foi encontrado.

Em Caíco
Samara Vicente Portes foi a terceira criança vítima de bala perdida no Rio Grande do Norte em um período de 24 horas. Na noite da sexta-feira (21), em Caicó, cidade da região Seridó, uma garota de 6 anos levou um tiro no rosto. Segundo a PM, o alvo dos tiros seria um adolescente de 17 anos que estava de bicicleta, e que também foi atingido. Ele não morreu.

A garota ficou com a bala alojada próximo a um dos olhos. Consciente, ela foi transferida de ambulância para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, em Natal, onde foi submetida a uma cirurgia. Ela ainda se recupera do ferimento, e não corre risco de morte. Já o adolescente baleado continua internado no Hospital Regional de Caicó. O estado de saúde dele é estável.

Ao realizar buscas, policiais militares conseguiram localizar dois rapazes com as mesmas características dos criminosos. Com eles, foi encontrado um revólver com três munições deflagradas. Ambos foram detidos e levados para a delegacia da cidade.

Em Natal
Ainda na noite da sexta, em Natal, uma mulher de 29 anos e a filha dela, uma criança de apenas 1 ano e 5 meses, foram baleadas dentro de um ônibus da empresa Via Sul. O veículo trafegava pela Avenida Bernardo Vieira quando tiros foram disparados de fora para dentro do ônibus.

Segundo a Polícia Militar, os alvos seriam torcedores do América-RN, que haviam acabado de deixar a Arena das Dunas, onde o time potiguar venceu o Náutico por 1 a 0. A partida foi válida pela penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Nenhum suspeito de ter efetuado os disparos foi preso.

Renata Rocha, a mãe, levou um tiro no braço e passa bem. Já a criança, foi atingida na região abdominal. A bala quebrou uma costela, perfurou o pulmão e o diafragma da menina, e saiu pelas costas. Submetida a cirurgia, ela também está fora de perigo (veja o vídeo ao lado).

"Foi horrível. Graças a Deus quem estava dentro do ônibus nos ajudou. Um rapaz tirou a camisa e colocou no ferimento dela. Todo mundo foi para o meio da pista pedir carona para levarmos ela para o hospital. Pedi ajuda aos policiais porque seria mais rápido com a sirene. Senti muito medo porque a todo momento ela parava de respirar, ficava pálida de tanto sangue que já tinha perdido. Só pedi a Deus pra não tirá-la de mim porque é a única coisa preciosa que eu tenho", disse Renata.

A mãe disse que a filha passa bem após a cirurgia. "Ela está tespondendo bem às medicações. Se Deus quiser, ela vai para casa logo, correr e brincar como sempre fez", acrescentou.

Nota da Sesed
Em nota, a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) informou que o secretário Eliéser Girão Monteiro determinou a apuração dos fatos, “pois a pessoa que pega uma arma para atentar contra um veículo coletivo precisa realmente ser afastada da sociedade para reaprender o que significa viver entre outros, bem como em buscar com o suor do seu trabalho a sustento de sua família”.

A Sesed afirma que casos de bala perdida não são comuns no estado. “Temos apreendido em nossas ações uma média de 100 armas por mês. Outra orientação é apurar os casos com urgência e rigor. Pedimos também que a população não se cale e que utilize o Disk Denúncia 181, lembrando que a ligação é gratuita e o cidadão de bem terá seu sigilo preservado”, acrescentou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário