segunda-feira, 20 de abril de 2015

Processo no Patrimônio da União do RN ameaça cartão-postal

Ney Douglas/NJ

Uma ação administrativa da União ameaça apagar da paisagem de Jenipabu, uma das praias do Rio Grande do Norte mais conhecida no Brasil e no mundo, o estabelecimento comercial que há duas décadas está incrustado entre as dunas e o mar, tornando-se parte de um cenário que identifica a beleza do litoral potiguar: o Bar 21. 

No próximo dia 4 de julho o Bar 21 completará 21 anos de existência, uma data emblemática, mas a insegurança jurídica está deixando a proprietária Isabel Cristina Fernandes, 56, e os atuais sete sócios arrendatários do local apreensivos com o futuro do negócio. 

Permanece na esfera do Patrimônio da União no Rio Grande do Norte a decisão que irá definir se o Bar 21 permanecerá ou não nos cartões postais do litoral potiguar, onde há duas décadas sobressai-se dentro da Área de Preservação Ambiental Jenipabu (APAJ), situada entre o município de Extremoz e a praia da Redinha em Natal. 

Enquanto não se tem uma solução definitiva sobre o futuro deste empreendimento, empresários e pessoas da comunidade protestam contra a situação e se mobilizam em favor da permanência do bar diante dos rumores de que a estrutura será demolida. 

A opinião generalizada é de que o Bar 21 é definitivo no cenário de Jenipabu. Serviu até de locação para novelas da Rede Globo e, quando não apareceu nas filmagens, foi ponto de parada para equipes técnicas de gravação e elencos. 

Mesmo como alvo de uma ação que pode interromper sua existência, o bar em forma de bangalô, todo em madeira e cobertura de piaçava, figura em sites de turismo do mundo, nas páginas com destino de sol e mar que encantam os estrangeiros, principalmente europeus. 

Nos sites da Secretaria Estadual de Turismo, da Prefeitura de Extremoz e em toda folheteria que vende o Rio Grande do Norte como destino turístico, o Bar 21 está presente no cenário paradisíaco que desperta o desejo dos viajantes de todas as partes. 

Em qualquer busca no Google, se o internauta colocar “praia de Jenipabu”, seja com “J” ou “G”, o Bar 21 está lá, presente soberanamente nas paisagens locais. Seja de ângulos a partir das dunas, do mar ou em imagens aéreas, o empreendimento sempre aparece. E mesmo assim, já inserido no cenário natural, a ameaça de demolição do bar surpreende moradores, empresários e turistas. 

O bar continua sendo fotografado, apesar de tudo. Quarta-feira passada, quando a equipe do NOVO JORNAL esteve em Jenipabu para produzir esta reportagem, inúmeros veículos modelo buggy conduzindo turistas pararam em frente ao Bar 21 para fazer fotos. Uma imagem que fez e fará parte da memória afetiva de muita gente por aí.

Fonte: Novo Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário