sexta-feira, 27 de maio de 2016

Igreja afasta padre suspeito de engravidar adolescente em Quixeramobim/CE

Sexo com menor de 14 anos é “estupro de vulnerável”, porém o sacerdote será liberado se assumir a paternidade e a família consentir

DA REDAÇÃO
Com Jangadeiro FM em Caeará
A diocese de Quixadá, a 158 quilômetros de Fortaleza, afastou um padre suspeito de ter engravidado uma jovem de 15 anos. Ele deve prestar depoimento até a próxima semana. A informação é da Rede Jangadeiro FM.

O caso foi descoberto no último sábado (21), no Bairro Maravilha, em Quixeramobim. O pároco da Igreja São Francisco, Vitoriano Campos, é suspeito de manter relações sexuais há sete meses com a jovem que, na época, teria 14 anos.

De acordo com o bispo da diocese de Quixadá, Dom Ângelo Pignoli, o próprio sacerdote avisou sobre a descoberta da gravidez. O bispo informou que já conversou com a garota e a família, que está visivelmente abalada. No entanto, a jovem não quer denunciar o sacerdote.

Segundo a lei, quando a menina ou o menino tem menos de 14 anos, a prática de sexo é caso de estupro de vulnerável, classificação que substitui o antigo estupro presumido. Mesmo consentido, o sexo é considerado crime, já que pessoas tão jovens não estão totalmente formadas e não têm capacidade de decidir sobre a questão.

Porém, são raros os casos desta natureza que chegam à Justiça, já que, normalmente, jovens menores de 14 anos que consentem à relação não abrem processo. Por isso, o sacerdote pode responder criminalmente, mas, se assumir a paternidade e a família aceitar a situação, será liberado.

Independente disso, ao tomar conhecimento do caso, Dom Ângelo afastou definitivamente o padre de suas atividades sacerdotais e enviou uma carta ao Vaticano sobre o assunto. O delegado regional de Quixeramobim, Salviano de Pádua, disse que nenhuma denúncia foi realizada oficialmente até agora, mas já deu início às investigações e, até a próxima semana, ouvirá os depoimentos da mãe da jovem e do Padre Vitoriano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário