sábado, 26 de abril de 2014

Canonização dos papas João XXIII e João Paulo II celebrada em Díli

A canonização dos papas João XXIII e João Paulo II será este domingo, dia 27 de abril, na cidade do Vaticano, em Roma, e Timor-Leste irá assinalar o dia com uma missa às 16h30, em Tasi-Tolu, na Capela do papa João Paulo II, em Díli.


Em declarações à Agência ECCLESIA, Francisco Moura, diretor do turismo religioso da GeoStar, em Portugal, disse que a história da Igreja vai ganhar um novo capítulo com as canonizações destes dois Papas. 

O mesmo disse que muita gente irá a Roma para participar nestas canonizações por respeito e pela admiração que têm por estas duas figuras da Igreja Católica.

A cidade do Vaticano receberá milhares de peregrinos para uma semana muito especial que vamos viver. Estão previstas várias atividades em preparação à Canonização dos dois papas João XXIII e João Paulo II.

Em Timor-Leste, este dia da canonização será acompanhado pelos fiéis em Taci Tolu, na capela junto à estátua do papa João Paulo II.

Quem foi João XXIII?

Considerado o "papa bom" que quis abrir a Igreja Católica

O papa João XXIII procurou atualizar e abrir a Igreja Católica, ao convocar o Concílio Vaticano II e, apesar do curto pontificado, deixou uma marca de bondade e mudança.

Angelo Giuseppe Roncalli nasceu a 25 de novembro de 1881 em Sotto il Monte, na Itália, numa família de camponeses religiosos.

Segundo a biografia oficial disponível no site www.2papisanti.org foi no seio da família e na vida paroquial da pequena localidade que recebeu a sua primeira formação religiosa, tendo sido muito influenciado por um tio, antes de ingressar no seminário de Bérgamo.

Quem foi o papa João Paulo II?

Considerado o papa peregrino devoto da Virgem de Fátima

O papa João Paulo II ficou conhecido pelas muitas viagens que realizou pelo mundo ao encontro dos fiéis e pela sua devoção mariana, mantendo uma ligação especial com Fátima, que visitou três vezes.

Karol Jozef Wojtyla, eleito papa a 16 de outubro de 1978, nasceu em Wadowice (Polónia), a 18 de maio de 1920, e morreu no Vaticano, a 02 de abril de 2005.

Na juventude, viveu a ocupação nazi da Polónia, que o levou a trabalhar numa mina (1940-1944) e, posteriormente, numa fábrica, para poder sustentar-se e evitar a deportação para a Alemanha.

SAPO TL

Nenhum comentário:

Postar um comentário