quarta-feira, 23 de abril de 2014

Segundo Valcke, Itaquerão vai esperar até minuto final

São Paulo (Agência Estado) - Sede da abertura da Copa do Mundo e de outros cinco jogos, o Itaquerão não terá nenhum evento-teste para o torneio com a sua capacidade máxima. Ontem, após a visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, ao estádio, foi revelado que a arena corintiana terá capacidade para 50 mil espectadores na partida entre o Corinthians e o Figueirense, válida pelo Campeonato Brasileiro, a ser disputada em maio.

Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/AE
Em tom crítico, Jérôme Valcke deu a entender que terá que aceitar o estádio apesar dos problemas

No cronograma de testes do Itaquerão para a Copa do Mundo, o mais importante deles será este jogo entre Corinthians e Figueirense, que está marcado para 17 de maio, às 21 horas, mas poderá ter a sua data alterada para o dia seguinte, um domingo, a partir das 16 horas. Essa troca deverá acontecer porque a Fifa pretende testar o estádio com a luz do dia, como será no primeiro jogo do Mundial. A data de entrega das cadeiras provisórias, porém, será uma semana antes, no dia 10 de maio. Com isso, o estádio já terá os 68 mil lugares previstos para a Copa do Mundo. Mesmo assim, o jogo entre Corinthians e Figueirense poderá receber apenas 50 mil espectadores, deixando o Itaquerão sem um teste com a capacidade máxima para a Copa do Mundo. Antes da partida pelo Brasileirão, serão disputados jogos festivos, com público ainda menor, entre funcionários da obra e também entre ídolos da história corintiana.

saiba mais

Ainda existe a possibilidade do Itaquerão sediar um outro confronto do Corinthians antes da Fifa assumir o controle do estádio para a Copa. Esta partida seria o duelo contra o Nacional-AM, pela segunda fase da Copa do Brasil, marcado incialmente para acontecer no dia 14 de maio no Pacaembu - o jogo de ida será em 30 de abril, na Arena Amazônia, em Manaus. O secretário-geral da Fifa afirmou ontema, em São Paulo, onde visitou as obras do Itaquerão, que o estádio ficará pronto “no último minuto” para receber a Copa do Mundo, incluindo o jogo de abertura, no dia 12 de junho, entre as seleções do Brasil e da Croácia. “Nós não temos mais nenhum minuto a perder. Não existe mais escolha. A abertura da Copa será em São Paulo”, disse Valcke, após a vistoria. “Não sou um sonhador, trabalho com fatos concretos. Na reunião que tive hoje (terça-feira), ficou acertado que o estádio ficará pronto, mesmo que ainda que no último minuto”, completou.

Faltando 51 dias para o início da Copa do Mundo, uma das maiores preocupações da Fifa é o atraso da conclusão das estruturas temporárias que precisam ser erguidas nos estádios para a receber a mídia, equipamentos operacionais e patrocinadores da competição. Durante o evento que deu a largada para a exposição da taça da Copa nas 27 capitais do País, realizado nesta terça-feira, no Maracanã, o diretor de comunicações da entidade, Walter De Gregório, demonstrou preocupação com a demora da conclusão dessas estruturas.

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário