São Paulo (AE) - A temporada de declaração do Imposto de Renda 2014 chega ao fim na próxima quarta-feira, 30. Quem ainda não declarou precisa fazer o download dos programas e correr para organizar os documentos.
O programa para preenchimento e envio das declarações está disponível na página da Receita Federal na internet (www.fazenda.receita.gov.br). Também está disponível aplicativo para tablets e smartphones.
O contribuinte que perder o prazo pagará multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, sendo que o valor mínimo é de R$ 165,74. Até as 17 horas da sexta-feira, haviam sido entregues 16,2 milhões de declarações no país. No ano passado, foram pouco mais de 26 milhões.
No Rio Grande do Norte, 168.467 dos 270 mil contribuintes obrigados a fazer a declaração já haviam enviam feito o procedimento. O número representa aproximadamente 62% das declarações previstas para todo o estado. No país, o percentual de declarações enviadas era de 60%.
Cuidados
O Fisco tem um sistema de cruzamento de informações que confronta dados de movimentações financeiras, atividades imobiliárias, planos de saúde, salários, entre outros. Para fugir da malha fina do Leão deve-se tomar alguns cuidados.
O contribuinte deve declarar todas as fontes pagadoras e os seus respectivos CNPJ ou CPF, bem como os rendimentos tributáveis recebidos dessas fontes. Ao declarar dependentes, deve informar - além do CPF, quando for maior de 18 anos - todos os seus rendimentos tributáveis, ainda que os valores fiquem abaixo do limite estabelecido pela Tabela Progressiva do Imposto de Renda - igual ou inferior ao limite de isenção (R$ 20 529,36).
É importante manter todos os comprovantes das deduções por um período de cinco anos. As deduções mais importantes são: despesas médicas, odontológicas e psicológicas. Há outras despesas, porém, nessa lista.
AE/TRIBUNA DO NORTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário