quinta-feira, 24 de abril de 2014

Em discurso, Dilma anuncia segunda etapa do Pronatec

Presidente não detalhou novas metas, verbas e período para nova fase.
Para o Pronatec 1, governo trabalha com meta de 8 milhões de matrículas.

Juliana BragaDo G1, em Brasília
Foto: Correio do povo
A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira (24) uma segunda etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Em discurso durante uma formatura de beneficiários do programa em Cuiabá, Dilma disse que haverá o Pronatec 2, mas não especificou quando, quais serão as metas, ou de quanto será o recurso disponível.

Dilma anunciou a nova etapa do programa de expansão do ensino técnico ao comentar que, nesta quinta-feira, o governo chegou a 6,8 milhões de matrículas, e que projeta cumprir a meta estabelecida ainda em 2011 antes do final do ano.

"Hoje o Brasil chegou, hoje, a 6,8 milhões de matrículas. Hoje. Nós temos certeza que antes do fim do ano a gente vai ter cumprido os 8 milhões. E aí, o que nós vamos fazer? Criar o Pronatec 2", disse a presidente.

Em seguida, Dilma acrescentou que o Pronatec 2 será ainda melhor que o primeiro, porque o governo acumulou experiências. "O Pronatec 2 vai ser cada vez melhor, porque nós aprendemos com o Pronatec 1. Vamos cada vez melhorando e fazendo mais cursos, melhores cursos e garantindo que os brasileiros e as brasileiras tenham sistematicamente acesso a cursos técnicos de qualidade", sustentou.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Pronatec foi lançado em outubro de 2011, primeiro ano de governo da petista. Ainda em 2011, o governo estabeleceu a meta de alcançar 8 milhões de matrículas e um orçamento de R$ 14 bilhões.

Procurado pelo G1 para obter detalhes da nova etapa do programa, a assessoria de imprensa do MEC afirmou ter tomado conhecimento da segunda etapa ouvindo o discurso da presidente. A assessoria do Palácio do Planalto também não soube informar detalhes. Em nota, disse que "como o Pronatec tem metas até 2014 e a vontade dos brasileiros por capacitação profissional é imensa, o governo trabalha para a continuidade do programa no futuro".

Em outro trecho de seu discurso em Cuiabá, ao parabenizar os formandos, Dilma disse que "outros Pronatecs virão". "Eu quero dizer que nós vamos continuar. Nós vamos continuar fazendo Pronatec. Eu espero que vocês jamais deixem de estudar. Outros Pronatecs virão. Se capacitem sempre, tragam os amigos que não vieram, avisem para os parentes que existe essa chance", declarou.

Cotas, creches, financiamento e escola integral
Dilma aproveitou o discurso para elencar as ações e políticas do governo federal na área de educação. A presidente citou a construção de creches, os financiamentos estudantis, e a política de escola integral. Ao falar sobre a Lei de Cotas, Dilma a classificou como "uma conquista imensa do Brasil".

"O sistema de cotas é uma afirmação, um direito dos que fazem ensino público, que cursam uma escola pública estadual, daqueles que são também negros, dos afrodescendentes desse país. De todos aqueles que por um motivo ou por outro, necessitam de uma ação afirmativa. Então a lei de cotas é muito importante", afirmou.

Sancionada em agosto de 2012 pela presidente, a Lei de Cotas reserva 50% das vagas em universidades federais para estudantes oriundos do ensino público. A distribuição dessas vagas é proporcional a quantidade de negros e índios existentes em cada estado, de acordo com o IBGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário