sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Clima esquenta no segundo bloco de debate

Candidatos perguntaram e responderam entre eles, o que gerou embates diretos.

Kyberli Gois
Frankie Marcone/Nominuto.com
Robinson Faria destacou que para salvar o RN da falência que se encontra irá agir de forma semelhante ao oponente
SELO_ELEICAO
No segundo bloco do debate, os candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte perguntaram e responderam entre eles, o que gerou embates diretos, inclusive entre os governadoráveis que despontam nas pesquisas de intenção de voto.

Cada candidato perguntou uma vez, definido mediante sorteio, assim como quem respondeu. O tempo estipulado foi de 30 segundos para o questionamento e de 2 minutos para a resposta. A réplica de 1 minuto e a tréplica de de 1 minuto.

Robinson Faria (PSD) x Robério Paulino(PSOL) 

A primeira pergunta do segundo bloco foi feita por Robinson Faria (PSD) e quem respondeu foi Robério Paulino (PSOL). Robinson questionou Robério sobre como será a posição, caso eleito, com relação aos critérios para escolha da equipe de funcionários. 

Robério Paulino lamentou nosso estado ter uma das máquinas políticas mais inchadas do país e também completa declarando finalizar os apadrinhamentos e alfineta Henrique Alves. “Cortaremos os cargos comissionados em 70% a 80% teremos funcionários selecionados por concurso. Vamos finalizar esse acordão articulado por Henrique Alves. Convocaremos profissionais com critérios técnicos para governar para a população mais pobre”.

Robinson Faria destacou que para salvar o RN da falência que se encontra irá agir de forma semelhante ao oponente. “Suas propostas vêm ao encontro ao nosso pensamento, governo técnico com qualidade. Assumo o compromisso de eleição direta para dirigir os setores saúde, educação”.

“Nós achamos que a máquina pública para a população nos queremos eleições para os gestores de congressos dos profissionais para estabelecer planos para os setores. Pedidos atenção ao grupo de policiais que está fora da Band TV pendido compromisso com eles", concluiu Robério Paulino.

Araken Farias (PSL) x Simone Dutra (PSTU)

O candidato Araken Farias (PSL) questionou Simone Dutra (PSTU) sobre o plano de governo em relação aos loteiros. A candidata do PSTU, respondeu que o problema de transporte, principalmente na Região Metropolitana, afeta principalmente a população pobre, que acorda cedo para trabalhar. “O PSTU defende uma mudança completa nos transportes públicos, propondo a mudança da matriz rodoviária para ferroviária”.

Na réplica, Araken Farias defende que nenhum governo investiu no transporte. “Esse setor é feito pela empresa privada que não têm interesse em resolver o problema” e que “o PSL busca criar uma empresa para o Transporte Público”, completou.

Na tréplica, Simone afirmou que os governos preferem resolver os negócios das empreiteiras que financiam as campanhas.

henrique_hh
Henrique Alves (PMDB) x Robinson Faria (PSD)

No primeiro embate direto entre os principais candidatos, Henrique Alves questionou o candidato Robinson sobre as propostas para os Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, caso eleito.

Robinson: Os recursos hídricos tem que ser pensados como política de estado e não como política de governo. Temos que projetar os recursos hídricos a longo prazo. Temos que repensar a condição de cada região. Queria pergunta ao candidato porque ele não arranjou os recursos necessários para terminar adutora do auto oeste, do seridó e entre outras. "O prestigio do candidato como presidente da câmera federal parece que não foi suficiente para resolver a situação hídrica do nosso estado", alfineta Robinson.

Replica de Henrique: Eu diria ao vice governador de Rosalba, que nós conseguimos viabilizar vários poços. Nós temos obras importantes e planejadas, como a barragem de Santa cruz, a barragem Umari, e a barragem de Caraúbas", responde Essas barragens podem municiar e implementar os nossos reservatórios.

Robinson tréplica: "É muito bonito anunciar as obras, mas, nos precisamos concluí-las. O governo teve parceria com o PMDB para salvar o estado e não conseguiu isso. O prestigio do presidente da câmera federal não funcionou para isso", conclui. 

Simone Dutra (PSTU) x Henrique Alves (PMDB)

Henrique Alves garante que as doações da campanha estão conforme a lei. "Vamos cumprir tudo dentro do que determina a lei, de forma legítima já que sou um dos que as faz na Câmara e cumpro religiosamente como republicano dentro do que a lei determinada".

A candidata do PSTU ataca Henrique. "Então, queremos dizer que aqui começa a corrupção as grandes empresas que financiam as campanhas, quando esses candidatos ganham fazem contratos superfaturando as obras. A OAS que financia a campanha de Henrique recebeu por três Arenas das Dunas e esses candidatos não vão favorecem as classes trabalhadoras, o PSTU é contra isso".

O candidato Henrique não se abala com as acusações e mantém linha de pensamento. "Não posso me colocar acima da lei, declaro que eu tenho o dever exemplar do cumprimento da fiscalização e sou um cumpridor da lei de maneira exemplar e republicana".

bloco2_h1

Robério Paulino (PSOL) x Araken Farias (PSL)

O candidato do PSOL, Robério Paulino, perguntou a Araken Farias (PSL) qual a avaliação dele em relação ao Serviço Público. Araken considerou o Rio Grande do Norte pior estado em tudo. “Os responsáveis não é só o governo Rosalba, mas também os 40 anos de poder que chegaram até aqui”.

Araken afirmou que o PSL é um partido novo e está à disposição para servir ao RN, trazendo melhorias na Segurança, Saúde e Educação.

Robério ressaltou a dificuldade na segurança e educação e atacou o atual governo dizendo que Robinson é tão responsável quanto Rosalba, por ser vice-governador. Robério afirma que Henrique também é responsável pelo caos, já que teve 7 secretarias no Governo Rosalba e que eles não representam mudança para o estado.

Araken concorda com Robério e ressalta que o RN tem 50 anos de atraso.

Acompanhe o vídeo do segundo bloco:

Fonte: no minuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário