quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Fla lidera a lista de maiores torcidas do Brasil, seguido de perto pelo Timão

Pesquisa do Datafolha aponta crescimento do clube carioca com relação ao último levantamento, mas abre possibilidade de empate técnico pela margem de erro

Por São Paulo
tabela datafolha times preferidos - 2 (Foto: arte esporte)
O Flamengo aparece à frente do Corinthians no ranking das maiores torcidas do Brasil. Segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira, o Rubro-Negro ocupa o coração de 18% dos brasileiros, enquanto 14% preferem a equipe do Parque São Jorge. A pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2012, colocava as duas equipes com 16%. 

A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Sendo assim, é possível ocorrer um empate técnico caso o índice do Flamengo se ajuste para baixo, em 16%, enquanto o paulista chegue ao mesmo patamar com dois pontos percentuais a mais, de 14% para 16%. Foram 4.337 entrevistados com 16 anos ou mais em 207 municípios entre os dias 3 e 5 de junho.

São Paulo (8%), Palmeiras (6%), Vasco (5%) e Grêmio (4%) são os próximos clubes da lista, também empatados entre si, levando-se em conta a margem de erro. Santos, Cruzeiro e Internacional contabilizaram 3% cada um, seguidos de Atlético-MG, Botafogo e Fluminense, todos com 2%.

Na divisão por regiões do Brasil, a maior diferença entre rubro-negros e corintiano é no Norte (32% a 11%). O Flamengo supera o rival também no Nordeste (24% a 10%) e no Centro-Oeste (25% a 15%), enquanto os paulistas levam vantagem no Sudeste (20% a 14%). No Sul há empate em 6%, pois a predominância é de torcedores de Grêmio (22%) e Internacional (18%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário