quinta-feira, 18 de julho de 2013

Agência Nacional mostra preocupação com mananciais de água no RN

Preocupada com o nível dos reservatórios no Rio Grande do Norte - que está baixo devido ao longo período de estiagem - a Agência Nacional de Águas (ANA) determinou ações que visam prolongar o tempo de utilização da água dos mananciais que atendem Jucurutu, Jardim de Piranhas, Caicó e Timbaúba dos Batistas.

As medidas serão executadas pela ANA e pelos seguintes órgãos: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Instituto de Gestão das Águas (IGARN) e Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa).

Também serão promovidas melhorias no abastecimento, realizadas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), tendo o consumo humano como prioridade.

Dentre as ações previstas, está o barramento de água em pontos determinados do Rio Piranhas-Açu permitindo uma maior reserva de água, o que irá melhorar a captação. Além disso, as comportas do Açude de Coremas Mãe D’Água terão suas aberturas reguladas para limitar o fornecimento de água.

A redução na vazão liberada pelas duas barragens é necessária, pois quanto maior o gasto destas reservas, menor será o tempo de duração da água. Caso não fossem tomadas providências, a fonte que abastece as cidades potiguares de Jucurutu, Jardim de Piranhas, Caicó e Timbaúba dos Batistas, se esgotaria em um curto espaço de tempo. A economia de hoje vai garantir que em 2014 haja água para o que é essencial, mesmo que a seca persista.

Outra ação importante será a fiscalização do uso indevido da água. A ANA intensificará este trabalho e vai combater os desvios de água no Rio Piranhas-Açu. Deste modo, pessoas que estejam retirando água de forma irregular para atividades como agricultura, por exemplo, sofrerão as penalidades previstas em lei.

POPULAÇÃO

A população tem papel fundamental no uso racional da água. A economia em casa pode ser feita de maneira simples. Confira dicas de como mudar hábitos e, consequentemente, diminuir o gasto de água:

- Ao escovar os dentes ou fazer a barba, só abra a torneira quando necessário;
- Diminua o tempo de banho e não deixe crianças brincando debaixo do chuveiro;
- Use vassoura e balde com água para os serviços de limpeza. Jamais utilize jatos de água de mangueira como vassoura;
- Utilize a máquina de lavar com a capacidade máxima de roupas;
- Se observar a torneira pingando ou vazamento na tubulação, chame imediatamente o encanador.

Por Assessoria/Caern

Nenhum comentário:

Postar um comentário