Ricardo Araújo - Repórter
Passados quase seis anos desde que foi inaugurada, a Ponte Newton Navarro, que une as zonas Leste e Norte de Natal, não desempenha, integralmente, a função para a qual foi erguida. Isto porque as obras complementares de escoamento do tráfego a partir da estrutura não foram executadas, mesmo oito anos após o anúncio das suas construções pelo Governo do Estado. Do lado Norte do empreendimento, no bairro da Redinha, resta ser construído um complexo viário com um viaduto e quatro alças de acesso às vias adjacentes. A intervenção visa solucionar o problema dos engarrafamentos na região e interligar a via às demais obras contempladas no Programa Pró-Transporte que também amarga o dissabor dos atrasos na execução.
O anunciado “boom” de desenvolvimento econômico que se daria na zona Norte a partir da inauguração da ponte, ocorreu timidamente e muitos projetos sequer saíram do papel. A vinda de estrelas do esporte e cinema internacional como David Beckham e Antonio Banderas, respectivamente, entre 2007 e 2008, não foram suficientes para alavancar a comercialização dos empreendimentos de luxo previstos para o Litoral Norte em decorrência do apelo paisagístico da região e fluidez do tráfego prometido pelo Executivo Estadual como principal legado da milionária obra da ponte. As melhorias para a região, porém, mais uma vez foram anunciadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (SIN).
Emanuel Amaral
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Após anos parada, as obras do Pró-Transporte, que visam integrar a praia da Redinha à BR-101 Norte, deverão sair do papel nos próximos meses. O processo licitatório das obras que movimentarão R$ 88 milhões foi concluído em junho passado próximo e a construtora IM Comércio e Terraplenagem será a responsável pela execução dos serviços. “Com a conclusão das obras do Pró-Transporte, a ponte irá atingir a sua completa funcionalidade. Com certeza a atual situação irá mudar e a capacidade de tráfego será total”, garante o coordenador de Gestão de Infraestrutura da SIN, engenheiro Rafael Brandão. Para saírem do papel, as obras contempladas no Pró-Transporte e o complexo viário da Redinha tiveram que ser incluídos nas mesma licitação.
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A previsão da SIN é de que as obras comecem em trinta dias, após o encerramento dos procedimentos burocráticos entre o Executivo Estadual, a IM Comércio Terraplenagem e a Caixa Econômica Federal, banco financiador dos recursos. Após iniciada, a obra do viaduto da Redinha deverá se estender por um ano. Serão necessárias algumas desapropriações. A SIN, contudo, não detalhou quais imóveis serão atingidos, tampouco o valor que será investido na indenização das famílias. No que tange as intervenções do Pró-Transporte, serão necessários 24 meses para que estejam concluídas.
Do total estimado para os empreendimentos – R$ 88 milhões – parte será financiado pelo Governo Federal, que são os R$ 12 milhões referentes ao complexo viário da Redinha. Estes recursos são remanescentes da monta anunciada ainda em 2005 para as obras. Outros R$ 45 milhões serão viabilizados através de empréstimos e os outros R$ 31 milhões serão de contrapartida do Governo do Estado. “Os licenciamentos ambientais estão concluídos. A obra está contratada e todo o planejamento de execução, adiantado”, assegura Rafael Brandão.
TRIBUNA DO NORTE
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