sábado, 20 de julho de 2013

Novo roteiro inclui passeio do papa pelo centro do Rio

Luciana Nunes Leal

Rio (AE) - Mudança de última hora no roteiro da chegada do papa Francisco ao Rio de Janeiro, na tarde de segunda-feira (22), incluiu um passeio pelo centro do Rio, em jipe aberto, antes de seguir para o Palácio Guanabara, em Laranjeiras (zona sul), sede do governo do Estado, onde será recebido pela presidenta Dilma Rousseff, governador Sérgio Cabral e outras autoridades. O primeiro contato do pontífice com o povo acontecerá por volta das 17h, logo depois do desembarque na base aérea do Galeão.

Andrew Medichini
Comitiva do papa desembarca no Aeroporto do Galeão por volta das 16 horas de segunda-feira
A ideia inicial era que o papa fosse de papamóvel do Palácio São Joaquim, na Glória, para o Guanabara. Por motivo de segurança, depois dos protestos dos últimos dias, que levaram a um reforço na proteção ao pontífice, Francisco chegará de helicóptero à sede do governo estadual. Toda a extensão da rua em frente ao Palácio Guanabara, nos dois sentidos, será interditada a partir das 14h para carros e também para o público, o que afastará os manifestantes que organizam um protesto no bairro, no fim da tarde. 

Na semana passada, um protesto em frente ao Palácio Guanabara acabou em confronto entre policiais e manifestantes. Na madrugada da quinta-feira, 18, outro tumulto, com saques e depredações, aconteceu depois de manifestação na porta da casa do governador, no Leblon (zona sul). 

O papa irá de carro fechado da base aérea do Galeão até a Catedral Metropolitana, onde embarcará no jipe aberto. Seguirá pela avenidas Chile, Rio Branco, Araújo Porto Alegre, Graça Aranha, Nilo Peçanha, Rio Branco de novo até o Teatro Municipal, onde embarca em carro fechado para o 3º Comando Aéreo Regional (Comar), de onde segue de helicóptero até o Palácio Guanabara. 

No centro, o trajeto em carro aberto deve durar menos de meia hora. Segundo um integrante da organização da JMJ, o passeio servirá como “termômetro” para os outros trajetos do pontífice no papamóvel. O plano é que Francisco chegue de papamóvel ou de jipe aberto ao Hospital São Francisco, na Tijuca (zona norte), na quarta-feira, 24, ao Palácio da Cidade (dia 25) e ao Teatro Municipal (dia 27). O papa também chegará no jipe aberto aos palcos da Praia de Copacabana (nos dias 25 e 26) e de Guaratiba (27 e 28).

Por causa do passeio do papa pelo centro, a prefeitura vai fechar para carros e proibir estacionamento em várias ruas da região. O acesso do público será liberado. O governo municipal recomendou que as pessoas evitem ir de carro para o centro e bairros próximos, como Flamengo, Catete, Glória e Laranjeiras.

TRIBUNA DO NORTE/AE/ARF

Nenhum comentário:

Postar um comentário