segunda-feira, 15 de julho de 2013

Pesquisa nacional aponta: Natal é o terceiro destino turístico mais procurado por brasileiros nas férias de julho

Pronto…

Pesquisa nacional, feita com empresas que vendem pacotes de viagem, e não com pessoas encontradas pela rua, apontam Natal como o terceiro destino mais procurado no Brasil.

A reportagem abaixo foi publicada no jornal O Povo, de Fortaleza, daí ter dado importância apenas à capital cearense.

Mas, os gráficos publicados, são da pesquisa inteira.

E lá está Natal, atrás somente de Gramado, no Rio Grande do Sul, e de Fortaleza.

Então…se a coisa não anda boa para o turismo natalense, como chora o setor, também não está boa para o turismo brasileiro.

Porque Natal…é o terceiro destino mais procurado.



Eis a reportagem do jornal O Povo:

Férias de inverno no calor de Fortaleza

Pesquisa nacional aponta Fortaleza como o segundo destino mais procurado pelo turismo interno nestas férias de julho, de acordo expectativa das agências de viagem e operadoras de turismo

Fortaleza deve ser o segundo destino nacional mais procurado nestas férias de julho por turistas brasileiros. A informação é de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis) e que acaba de ser divulgada.

De acordo com o levantamento, a capital cearense foi mencionada espontaneamente por 12,1% dos entrevistados como o destino mais procurado para esta estação de inverno, só ficando atrás de Gramado, ainda assim por apenas meio ponto percentual. A cidade gaúcha, conhecida pelo frio e pelo festival de cinema que sedia, teve 12,6% de citações (veja gráficos nesta página).

A pesquisa foi realizada com empresas que atuam na organização de viagens e turismo, com destaque para agências, que representam 75% da amostra. Além delas também foram ouvidas empresas produtoras e de receptivo.

Ao todo foram consultadas empresas de 47 cidades brasileiras, com destaque para São Paulo (16,1%), Rio de Janeiro (15,5%) Brasília (6,4%), Belo Horizonte (6,1%), Curitiba (5,8%) e Porto Alegre (5,5%), com maior índice de representação no total. As empresas sediadas em Fortaleza representam 3,3% das entrevistadas.

A maioria do segmento está com boas expectativas para o turismo interno durante estas férias. Trinta e seis por cento dos entrevistados acreditam que a movimentação ao longo deste mês será 26,6% maior que à do mesmo período no ano anterior.

Outros 31,6% acham que este ano deve ser semelhante à temporada de 2012 em termos de negócios.

Ceará

O Ceará também se destaca e ocupa a vice-liderança quando o assunto são os estados onde estão localizados os destinos de maior movimentação de vendas mais citados pelos entrevistados.

Segundo a pesquisa, 12,4% dos consultados apontaram o Ceará. “Há uma diferença grande, quase o dobro, em relação ao primeiro colocado na categoria estado, que é o Rio Grande do Sul”, analisa o diretor do Ipeturis, Marciano Freire, em entrevista ao O POVO, por telefone.

“Mas é preciso entender que no caso do estado gaúcho isso reflete a existência de três cidades com grande apelo turístico: Gramado, Canela e Porto Alegre. No caso do Ceará, a concentração é em Fortaleza”.

Blog thaisa galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário