sábado, 21 de dezembro de 2013

Água Nova-RN: Secretaria de Saúde realiza Dia “D” da Ultrassonografia no município

Aconteceu nessa sexta-feira, 20, em Água Nova-RN, na região do Alto Oeste potiguar, o Dia "D" da Ultrassonografia. A atividade foi realizada na Unidade de Saúde e todos os que estavam sendo atendidos puderam presenciar essa ação que será benéfica à população residente na sede do município e, também, da zona rural.

Os procedimentos foram proporcionados em virtude da contratação de técnicos especializados e a compra de equipamentos para exames de ultrassom e exames mais simples. A vinda desses técnicos e a aquisição de materiais trará aos aguanovenses o benefício de reduzir a fila de espera dos pacientes no SUS, bem como diminuir o tempo do atendimento.

Todos os procedimentos estão sendo realizados, a contento, e a população já desfruta desta ação administrativa derivada pela Prefeitura de Água Nova, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR’

O ‘Governo de Todos’, gerido pela prefeita, Rafaela Carvalho, tem tratado a área de saúde de forma prioritária. Prova disso é que este ano, a administração inaugurou o Centro de Saúde na sede do município, está construindo a Unidade Básica de Saúde no Sítio Carnaubal, reformando e ampliando a UBS da comunidades ‘Serra das Almas’ e conseguiu recursos financeiros para construir e equipar mais uma Academia Comunitária.

Além dessas relevantes obras e ações, neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e de saúde bucal, aderiu ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e de Qualidade. O PMAQ-AB é um programa de âmbito nacional que tem como objetivo promover a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde.

Em 2013 o município de Água Nova foi premiado como ‘DESTAQUE’ por superar a meta da Campanha de Vacinação Antipólio, inclusive no "Dia D" – onde alcançou o melhor índice na região do Alto Oeste potiguar, além de preencher diversos outros critérios, como, por exemplo, a alimentação do sistema de informação em tempo hábil e resolução de situações/problemas.

Outro Programa de sucesso no município, que é executado de forma conjunta pelas Secretarias Municipais de Saúde e Educação, é o ‘Saúde na Escola’. Há poucos dias, foi realizado um ciclo de discussões temáticas que contou, também, com a participação de Profissionais da Estratégia de Saúde na Família-ESF, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família-NASF, Agentes Comunitários de Saúde, Profissionais, Educadores da Rede Municipal e Estadual de Ensino e Profissionais do Centro de Referência em Assistência Social.

Estes profissionais desenvolveram ações de promoção e prevenção voltadas para os jovens estudantes de 15 a 24 (das escolas municipal e estadual) no intuito de contribuir - de maneira significativa - na mudança do quadro de vulnerabilidade desses adolescentes, levando influências positivas e saudáveis a esse grupo populacional.

Todas essas ações provam que, em Água Nova, a saúde vem em primeiro lugar!


do blog do Capote
by Mazinho Capote

Nenhum comentário:

Postar um comentário