quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Extorsão: Tentativa de golpe deixa TCE e prefeituras em estado de alerta

Em menos de quinze dias, o Tribunal de Contas do Estado emitiu um alerta aos prefeitos do Rio Grande do Norte de uma tentativa de golpe que tem sido aplicada no Rio Grande do Norte contra os gestores municipais. Pelo menos quinze prefeitos sofreram tentativas de extorsão, segundo informações do Tribunal de Contas do Estado. A prática é a seguinte: a pessoa se passa por membro do Tribunal de Contas do Estado e contacta os prefeitos pedindo para que efetuem depósitos em nomes de terceiros.
Emaunuel Amaral
Benes Leocádio orientou os prefeitos a redobrar a atenção

O golpista conta a história de que uma criança com leucemia está precisando de um medicamento específico, de valor alto. E que já conseguiu três unidades do produto. Pede para que o prefeito dê, o quarto. Também usa de nomes de pessoas influentes na política para tentar convencer. E ainda dá detalhes da região e cita inclusive, pessoas que residem na cidade.

O prefeito de São Fernando, Genilson Medeiros Maia foi uma das vítimas. “O golpista ligou para a prefeitura e disse que tinha urgência em falar com o prefeito. Se passou pelo presidente do Tribunal”. Ele comenta que pediu para saber quem era a criança e a família, já que a mesma residiria no município. 

Na ocasião da ligação, o prefeito estava na sede da Federação dos Municípios do RN (Femurn) e comentou o que ouviu. Em seguida entrou em contato com o TCE. Foi alertado de que a história era uma farsa. 

O prefeito de Campo Grande, Francisco das Chagas Vieira de Melo, também recebeu a mesma ligação. Com a diferença de que o golpista deu um prazo para o depósito e o número da conta. O pedido era para R$ 2.800,00. O gestor entrou em contato com uma pessoa que seria da família da criança e também foi citada na ligação. Descobriu então a mentira. “Infelizmente quem ocupa cargo público está exposto. É absurdo alguém tentar adquirir recurso de forma ilícita”, comenta.

Esta semana, o presidente da Femurn, Benes Leocádio, tomou ciência da situação. “Vejo os episódios com preocupação, já que vários prefeitos relataram o acontecido. Faço um alerta para que as prefeituras tenham cuidado e sigam as orientações do TCE”, destacou Leocádio. 

No último dia seis deste mês, o Tribunal soltou a primeria nota comentando sobre o caso. Ontem, lançou a segunda. As duas com o mesmo teor: “ O Tribunal de Contas do Estado esclarece que não tem relação alguma com o fato de determinadas Prefeituras e outros órgãos públicos estarem sendo contactados para efetuar depósitos bancários, em favor de terceiros, numa tentativa de golpe, a qual já está sendo devidamente investigada pelas autoridades policiais do Estado” . 

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE procurou o delegado geral, da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Ricardo Sérgio, para saber detalhes da investigação, mas ele disse não ter condições de atender as ligações por estar na estrada.

QUEM
Benes Leocádio, presidente da Femurn

O QUE
Fez um alerta para que as prefeituras tenham cuidado ao ser abordadas por terceiros à procura de verbas e sigam as orientações do TCE

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário