quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Padre brasileiro concelebra a Missa do Galo ao lado do Papa: 'Emocionante'

Ricardo Marques consagrou a Eucaristia junto com o Papa Francisco.
Padre brasileiro contou ao G1 os detalhes da celebração católica.


Alexandre LopesDo G1 Santos

Padre registra a passagem de Papa Francisco na Missa do Galo (Foto: Ricardo Marques/Arquivo Pessoal)

Um padre de Santos, no litoral de São Paulo, viveu uma experiência inesquecível durante a noite desta terça-feira (25). Ricardo de Barros Marques, de 44 anos, concelebrou a 1º Missa do Galo comandada pelo papa Franscisco, na basílica de São Pedro, no Vaticano. O convite partiu do Colégio Espanhol, onde Ricardo mora, que tradicionalmente envia sacerdotes para ajudar o papa durante algumas missas especiais.

Ricardo recebeu a confirmação de que participaria da Missa do Galo no último dia 17. Pelas redes sociais, ele anunciou aos amigos a realização do sonho. "O meu presente de Natal é concelebrar a Missa do Galo com o Santo Padre, o papa Francisco. Eu esperava a resposta do Vaticano, mas não podia dizer nada enquanto não fosse certa. É motivo de alegria para um sacerdote. Eu só assistia pela televisão. Agora poderei concelebrá-la com o Vigário de Cristo", disse o padre na ocasião.

Padre Ricardo em Roma (Foto: Ricardo de Barros Marques/Arquivo Pessoal)Padre Ricardo momentos antes da Missa do Galo
(Foto: Ricardo de Barros Marques/Arquivo Pessoal)
O sonho do padre, que mora há vários anos na Itália, onde se especializou em Direito Canônico, se realizou na noite desta terça-feira. O padre conversou com a reportagem do G1 e contou detalhes sobre a celebração. "É um sonho. Eu fui um dos sacerdotes concelebrantes da Missa do Galo. Existiam sacerdotes de outros países também. O concelebrante é aquele que consagra a Eucaristia junto com o presidente da missa, que foi o papa Francisco. Alguns de nós concelebrantes distribuímos a comunhão ao povo. Foi emocionante", conta o padre, que chegou a utilizar seu perfil no Facebook para compartilhar alguns momentos da missa com seus seguidores.

Durante a cerimônia, o padre brasileiro encontrou tempo para fazer alguns registros fotográficos. Ele flagrou, por exemplo, uma imagem do Papa levando a imagem de Jesus para o presépio. "Por ser a primeira missa de Natal do papa foi emocionante. Mas com sobriedade, assim como foi sóbria a postura do papa, sem perder a alegria pelo nascimento de Jesus. Foi uma grande experiência", diz.

Para o padre brasileiro, o Natal de 2013 será inesquecível. "Estar perto do sucessor de Pedro tem um significado especial pelo o que ele é para nós. É alguém que nos confirma a fé. É o nosso 'Pai'. O Papa Francisco é um homem que transmite serenidade, amor e acolhida. Para os que são cristãos, anunciamos que Jesus é o salvador de todos. Para todos os brasileiros, que a gente possa promover o amor aos mais pobres, idosos e às crianças", afirma.

Missa do Galo
O papa Francisco, comemorando seu primeiro Natal como líder de 1,2 bilhão de católicos do mundo, aproveitou a Missa do Galo para pedir que as pessoas evitem o orgulho e o egoísmo e que os fiéis abram o coração a Deus. Ele celebrou a solene missa de véspera de Natal para cerca de 10 mil pessoas na basílica de São Pedro. Cerca de 300 cardeais, bispos e padres, incluindo o brasileiro, ajudaram o papa durante a Missa.

Papa Francisco celebra a Missa do Galo no Vaticano (Foto: Tony Gentile/Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário