terça-feira, 24 de dezembro de 2013

RN tem nova fronteira do petróleo

A Petrobras voltou a se pronunciar sobre a primeira descoberta de petróleo em águas profundas no Rio Grande do Norte, confirmada no último dia 18. Segundo a estatal, trata-se “da abertura de uma nova fronteira exploratória na região”.
Divulgação
Imagem mostra a posição do poço em que foi confirmada a descoberta de petróleo em águas profundas no Rio Grande do Norte

A descoberta, segundo analistas, pode ser um alento para o setor petrolífero no RN, que assistiu ao fechamento de várias prestadoras de serviços da Petrobras e a demissão de centenas de terceirizados, em virtude da desaceleração da produção. 

Segundo a estatal “o atual estágio do processo exploratório ainda não permite projeções sobre volumes”. O consórcio, comandando pela estatal, dará continuidade às operações para verificar a extensão da descoberta e conhecer melhor as características do reservatório, segundo informou, através da assessoria de comunicação. O tamanho da reserva será revelado só após o término da etapa de perfuração e avaliação do poço, que está prevista para o primeiro semestre de 2014. 

saiba mais

    Na área onde a Petrobras encontrou petróleo em águas profundas no RN, já foram realizados levantamentos sísmicos, estudos geológicos e a perfuração de dois poços. Um novo poço, segundo a estatal, ainda deverá ser perfurado no local. 

    Até o momento, a Petrobras já perfurou dez poços em águas profundas em Sergipe e cinco pioneiros em águas profundas no Ceará, estado que integra a mesma bacia petrolífera que o RN. De acordo com a companhia, “todos os indícios de descoberta encontram-se em fase de avaliação”.

    Impactos

    Para especialistas potiguares, a descoberta levará de três a cinco anos para se refletir na produção do estado - tempo necessário para concluir a perfuração, finalizar os estudos e começar a operação comercial. O tempo já havia sido estimado pela própria Petrobras em entrevista concedida à TRIBUNA DO NORTE em 2012. 

    A coordenadora executiva do Núcleo de Petróleo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que desenvolve pesquisas em parceria com a Petrobras, Teresa Nelma de Castro, acredita, no entanto, que o estado se beneficiará da descoberta já a partir de 2014, antes mesmo do início da produção. 

    A estatal, segundo ela, deve intensificar os investimentos e mobilizar mais pessoas para realizar os estudos e preparar a empresa para a fase de exploração.

    TRIBUNA DO NORTE

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário