terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Meteorologia: RN terá sol forte e calor durante feriado do Natal

imagem extraída do site CLIMATEMPO

Os nordestinos vão enfrentar sol forte e muito calor na véspera e no dia do Natal, mas em algumas regiões poderá haver pancadas de chuva de forma passageira no período da tarde, consequência da alta umidade do ar e da temperatura elevada neste inicio de verão no Hemisfério Sul. A previsão é da Climatempo, empresa que trabalha para emissoras de televisão e que também elabora boletins climáticos para os grandes conglomerados do agronegócio brasileiro. “Na cidade pernambucana de Petrolina e na baiana Paulo Afonso, e entre Aracaju e o Ceará, o predomínio será de sol forte sem expectativa de chuva”, informa boletim divulgado no final da tarde de ontem. No sertão do Rio Grande do Norte, as temperaturas variam de 22 graus Celcius durante a madrugada aos 35 ao meio-dia.

De acordo com a Climatempo, na quarta-feira as condições do tempo mudam pouco. “As pancadas de chuva ocorrem de forma isolada e passageira entre Natal e Maceió, no centro oeste e sul da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão, exceto em Teresina que está sob a influência do ar seco que inibe a chuva. Nas demais áreas o predomínio ainda é de sol sem expectativa para chuva.”

Na quinta-feira, o clima também não muda. Nas áreas de agreste e entre Salvador e norte do Piauí, o ar seco ganha força e o predomínio será de sol forte sem chuva. Nas demais áreas da região o sol também aparece e faz calor. As pancadas de chuva ocorrem de forma isolada e passageira no período da tarde. 

No final de semana, os institutos estaduais registraram a ocorrência de chuvas no Piauí, Ceará, Paraíba e Pernambuco. No Rio Grande do Norte foram poucas, segundo blogs do interior. Em Pernambuco, o ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, usou as redes sociais dizer que as chuvas do final de semana foram “bastante boas” em algumas localidades de Pernambuco. “Feliz em saber que as cisternas que ajudamos a instalar estão hoje cheias.” Na sexta-feira, duas horas de chuvas alagaram ruas e causaram problemas na cidade de Petrolina.

Na Paraíba, o padre Djacy Brasileiro, que vinha registrando o drama enfrentado pelo povo nas áreas da seca, postou fotos nas redes sociais mostrando a terra em transformação após as primeiras chuvas da temporada. 

“Na tarde deste sábado, ao chegar de João Pessoa, peguei minha máquina e fui registrar o maravilhoso cenário sertanejo: muita água, terra molhada, natureza feliz e o povo a cantar “a volta da asa branca”. Desde quinta-feira passada que chove no no Vale do Piancó”, disse ele no facebook. No twitter, no dia seguinte, o padre acrescentou: Estou encerrando a caminhada “nos caminhos da sede” deste ano, com as bênçãos das chuvas. Quanta felicidade! Amanhã (segunda-feira) estarei fazendo a última etapa dos “caminhos da sede”. Será na região de Sousa, sertão paraibano.”

Sudeste

De acordo com a Climatempo, uma zona de convergência vindo do Atlântico Sul espalha muitas nuvens carregadas sobre a região sudeste nesta véspera de Natal. As nuvens desse sistema provocam muita nebulosidade e chuva intensa no norte do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e leste de Minas Gerais. “O dia de Natal será marcado por chuva forte e volumosa acompanhada de raios em Minas Gerais e Espírito Santo. No Rio de Janeiro e leste de São Paulo, por causa dos ventos úmidos que circulam pelo Sudeste, nuvens se formam com facilidade e a chuva acontece a qualquer hora. Nas demais áreas da região, o sol aparece mais forte ao longo do dia.

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário