domingo, 20 de abril de 2014

ENSINO MÉDIO: Enem deve ocorrer só em novembro

Image-0-Artigo-1594580-1
O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fies e para a obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras
FOTO: AGÊNCIA BRASIL
Brasília. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 deve ocorrer no fim de semana dos dias 8 e 9 de novembro. No mês passado, o Ministério da Educação (MEC) enviou questionamento a escolas de todo o país sobre a disponibilidade de salas para a aplicação do exame.

A previsão é que o edital da prova deste ano seja publicado no próximo mês, a exemplo do que ocorreu em 2013. A prova foi aplicada a cerca de 5 milhões de candidatos, entre os dias 26 e 27 de outubro.

Em anos de eleição, no entanto, a realização da prova acontece um pouco mais tarde: em 2012, a prova foi aplicada nos dias 3 e 4 de novembro e em 2010, 6 e 7 de novembro. A data da eleição está agendada para o dia 5 de outubro, domingo; o segundo turno está marcado para 26 do mesmo mês.

O Inep, órgão do MEC responsável pelo Enem, afirmou por meio de assessoria de imprensa que a confirmação da data ainda depende do retorno das escolas. No ano passado, a prova do Enem foi aplicada nos dias 26 e 27 de outubro. O resultado foi divulgado no dia 3 de janeiro. Caso o Enem 2014 seja confirmado para o segundo fim de semana de novembro, ocorrerá após as eleições, em outubro.

Utilidade da nota

A nota do exame pode ser usada pelos candidatos para participar de programas como o Sistema de Seleção de Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para vagas no ensino superior público; para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e para o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que seleciona estudantes para vagas gratuitas em cursos técnicos.

O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras, que vem crescendo no País.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário