Grupo encerrou a turnê latino-americana ontem com show em Fortaleza, reunindo 20 mil pessoas no Centro de Eventos
No telão, surge uma caveira. Aos poucos, duas rosas vão nascendo. No final, ouve-se os primeiros riffs de guitarra e, de repente, uma explosão. Começa de fato o show da lendária banda norte-americana Guns N' Roses, que conseguiu atrair na noite de ontem uma multidão de cerca de 20 mil pessoas ensandecidas por rock and roll no Centro de Evento do Ceará (CEC), em Fortaleza, última parada do grupo na América Latina.
A apresentação iniciou por volta das 23h10, apenas 10 minutos após do horário divulgado oficialmente, um atraso tolerável perante aqueles cometidos em outras cidades onde a banda passou, quando o show começava apenas duas horas, ou mais, após o previsto. O show começou com a música Chinese Democracy, colocando a plateia inteira para pular. Logo depois veio a música talvez mais icônica, a Welcome to The Jungle.
Como elementos de pirotecnia, a performance intensa da banda deu sequência a euforia iniciada na canção anterior, com todos cantando em uníssono o refrão da canção. Em seguida, foi a pesada "It's So Easy", momento em que o baixista Duff McKagan também atuou como back vocal, emendando depois a “Mr. Brownstone”.
Plateia
A ansiedade antes do show já era imensa, tanto que um grupo formado por cerca de 35 fãs montou base em frente ao Centro de Eventos do Ceará logo no início da manhã de ontem para garantir lugares privilegiados no local. Nem a chuva torrencial que caiu durante toda a manhã e parte da tarde afastou a plateia fiel, que carregava consigo bandeiras e adereços alusivos à banda. Já no final da tarde, uma multidão composta por jovens e por adultos que escutam Guns N' Roses desde a adolescência ocupavam grande parte do entorno.
A passagem da banda por Fortaleza foi mais tímida do que a de Recife, onde o grupo se esbaldou em diversas aparições públicas. Um desses passeios do grupo lá rendeu um encontro inusitado com a sambista Alcione. Axl Rose foi só elogios no Twitter com a “marrom”, e vice-versa.
Em Fortaleza, a única aparição pública do grupo foi quando três integrantes da banda, Duff McKagan (baixista da formação original), Ron "Bumblefoot" Thal e DJ Ashba desceram do avião no Aeroporto Pinto Martins (veja vídeo). Já Axl Rose só foi flagrado pelo repórter fotográfico Alex Costa na janela do hotel onde o grupo se hospedou, na Avenida Beira-Mar, quando olhava a paisagem por uma fresta da janela.
Falando em Duff Mckagan, o baixista da formação original é uma das grandes surpresas da turnê no Brasil. Ao lado do guitarrista Slash – ainda um dos grandes desafetos de Axl -, Duff é uma das figuras mais carismáticas da banda e que marcaram época com suas performances intensas em cima do palco. O músico substituiu provisoriamente o atual baixista Tommy Stinson, que voltou aos Estados Unidos para shows com sua outra banda, o The Replacements.
ENQUETE
Desde quando você acompanha a banda?
“Não lembro a idade, mas sou fã desde moleque. Hoje tenho 28 anos e é a primeira vejo uma apresentação deles, então já esperava esse show há algum tempo. Minha música preferida é Think About You”
Eduardo Façanha
Advogado
“Comecei a escutar aos 8 anos de idade. É o show da minha vida. Passamos por alguns apertos para entrar, mas pelo Guns, tudo vale a pena. Amo todas as músicas clássicas, como November Rain e Don’t Cry”
Rosângela Aquino
Jornalista
“Vim para ver uma grande performance da banda. Tenho 28 anos e escuto desde os 15, quando ouvi o disco Appetite for Destruction. Para mim, a melhor música deles é You Could Be Mine”
Harrison guedes
Técnico em segurança do trabalho
Leonardo Bezerra
Repórter
Fãs enfrentam filas longas no Centro de Eventos
A apresentação da banda Guns N’ Roses, que aconteceu na noite de ontem no Centro de Eventos do Ceará, atraiu um grande número de fãs do grupo. Por volta das 19h30, o trânsito até o local, pela avenida Washington Soares, mantinha-se calmo nos dois sentidos, permitindo um acesso tranquilo a quem se dirigia ao Centro de Eventos.
Às 20h, horário marcado para a abertura dos portões de entrada, as filas para acesso ao local do show circundavam o estacionamento externo do Centro de Eventos, o que deixou muitas pessoas com dúvidas sobre o direcionamento correto que deveriam seguir.
“Está bagunçado. As pessoas não sabem direito para onde devem ir, mas como é um grande show já esperava por isso”, reclamou Rosângela Aquino, de 31 anos, enquanto procurava a entrada. “Aqui está muito confuso, pois as filas dão muitas voltas, as pessoas não sabem para onde ir direito e tem muita gente furando fila. Não tem ninguém da organização para dar alguma orientação”, criticou Naomi Rebouças, de 27 anos, uma das fãs que já estava no local do evento desde as 18h30.
Preparação
Mesmo com as reclamações sobre a desorganização na formação das filas, muitos fãs aproveitavam os momentos antes do show para relembrar algumas canções da banda. Um deles manteve as caixas de som do carro ligadas, tocando sucessos dos Guns N’ Roses.
Na fila, as pessoas esperavam ansiosas pelo primeiro show do vocalista Axl Rose e do resto do grupo em solos cearenses. “Espero que não haja atrasos e que o show seja realmente espetacular. Sou fã desde criança e é a primeira vez que os vejo ao vivo, por isso estou ansioso pelo início do show”, comenta Eduardo Façanha, 28 anos.
Vendedores ambulantes também marcaram presença nos arredores do Centro de Eventos. Os produtos vendidos variavam entre artigos personalizados com a identidade visual da banda, como faixas, bandeiras, camisetas e casacos, além de itens de alimentação e bebidas.
A grande concorrência, no entanto, deixou alguns vendedores insatisfeitos com o número de vendas realizadas antes do início do show, nos arredores. “Estou desde as 17h aqui, mas as vendas foram razoáveis. Veio um público muito grande pra ver o show, mas também tinha muita gente vendendo”, conta o comerciante Daniel Meireles.
Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário