sábado, 2 de agosto de 2014

Prêmio Jessé Freire celebra sucesso empresarial do RN

Histórias de sucesso no ramo empresarial foram celebradas na noite de ontem, quando a Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomercio RN), fez a entrega da mais importante homenagem do comércio potiguar, o Mérito Jessé Freire 2014, no Boulevard Recepções. Com ares de festejo, a noite marcou ainda a posse oficial da diretoria eleita para o próximo quatriênio. Prestigiaram a festa os atuantes na classe empresarial, representados pelo presidente da Fecomercio, Marcelo Queiroz; presidente da CDL, Marcelo Rosado e autoridades política, como a governadora Rosalba Ciarlini; o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho; o presidente da Assembléia Legislativa, Ricardo Motta, presidente da Câmara Municipal, Albert Dickson, além de outros políticos do legislativo e executivo.
Adriano AbreuMarcelo Queiroz entrega comenda a Flávio Rocha, empresário do ano no setor de comércioMarcelo Queiroz entrega comenda a Flávio Rocha, empresário do ano no setor de comércio

Esta foi a 11º primeira edição do Mérito Jessé Freire, sempre consagrando a atuação dos mais importantes personagens da classe empresarial. Na edição deste ano, que também homenageia a Federação que comemora 65 anos, receberam a comenda os empresários Flávio Rocha (Grupo Guararapes/Riachuelo), Empresário do Ano no Setor de Comércio; Antonio Sales (Posto Novo Horizonte); na categoria Jovem Empresário; José Maria Figueiredo (Unifacex), Empresário do Ano no Setor de Serviços; Francisca Diassis Rosado (Harabello Turismo), Empresária do Ano no Setor de Turismo; e Dorian Morais (Riograndense Distribuidora), Experiência Empresarial. 

Para Marcelo Queiroz, o prêmio contribui não apenas no reconhecimento dos profissionais homenageados e suas histórias de conquistas, mas incentiva o empreendedorismo comercial. “Uma maneira de valorizar e reconhecer o trabalho dos empresários, gerando emprego e renda para o nosso Estado”, disse, celebrando os cinco homenageados. “Histórias de sucesso que nos mostram o bom caminho”, coloca o presidente da Fecomercio. Sobre a sua continuidade no cargo, Marcelo Queiroz frisou que vai investir na descentralização, democratização e ampliação dos setores comerciais no Estado.

A TRIBUNA DO NORTE também prestigiou a entrega da mais importante comenda do comercio potiguar. Ricélia Santiago, gerente de marketing, representou o jornal que é parceiro tradicional da Fecomercio. “Este evento presta uma justa homenagem aos empresários que influenciam, de maneira decisiva, o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte”.

O primeiro a receber a premiação foi o jovem empreendedor Antonio Sales. “Empreender no Estado, assim como no país, é árduo. A vantagem de iniciar jovem é poder ampliar a bagagem de experiências e poder errar menos mais a frente”.

Para Flávio Rocha, o prêmio teve um toque especialmente familiar, com ar emocionado de sucessão hereditária de conquistas. Há quatro décadas o pai dele, Nevaldo Rocha, recebeu das mãos do Jessé Freire o prêmio Mascate, conferido pela Confederação Nacional de Comércio. “É a consagração de um trabalho de 40 anos. Mostra a preservação dos mesmos valores que fizeram e fazem a Guararapes dar projeção nacional ao Rio Grande do Norte”.

A primeira edição do Mérito Jessé Freire, que vem consagrando o trabalho de personalidades dos segmentos de Comércio, Serviços e Turismo, aconteceu em 2003, como uma forma de destacar aqueles empresários que marcavam suas carreiras na história do comércio potiguar.

Para Dorian Morais, a honra da homenagem veio acompanhada de três palavras: trabalho, planejamento e dedicação, contando ainda com o apoio e trabalho em equipe. “Este é o Oscar do comércio potiguar.” Homenageada pelo seu empenho no setor turístico, Francisca Diassis Rosado, economista e pedagoga relata que não mede esforços para a fomentação do Turismo no Estado. Há 28 anos ela comanda a Harabello Turismo e Tam Viagens (Mossoró), empresas que tem seu estilo em tudo que fazem. “É a consagração de um trabalho, em homenagem a perseverança que sempre tive no trabalho”, considera.

A personalidade que dá o nome ao troféu é um verdadeiro ícone do comércio norte-riograndense. Foi neste segmento que ele se destacou e deixou sua marca. Jessé Freire, além de político (foi secretário de estado, vereador, deputado estadual, deputado federal e senador), foi fundador da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte, entidade que presidiu de 1963 a 1965. Além disso, foi o primeiro – e até hoje único – potiguar a presidir a Confederação Nacional do Comércio, onde ficou por 16 anos, entre 1964 e 1980.

A solenidade também marcou a posse da nova diretoria da Fecomercio. O setor é responsável por 290 mil postsos formais de trabalho no Rio Grande do Norte, o que representa 47% de todo o contingente do mercado formal de trabalho e produz cerca de 45% do Produto Interno Bruto. Marcelo Queiroz foi eleito para mais um mandato, tendo como primeiro-vice-presidente o empresário Gilberto Andrade Costa. 

Histórias de sucesso

Antonio Sales 
Baiano da cidade de Santo Antônio de Jesus e criado em Salvador, começou no mundo empresarial administrando os negócios do pai. Passou por uma padaria, uma empresa de ônibus, uma loja de materiais de construção e uma distribuidora de gás. Hoje é dono do Posto Novo Horizonte.

José Maria Figueiredo
Iniciou seu negócio próprio em 1971, quando convidou três amigos para criar um centro de ensino que integrasse todas as fases escolares, desde o ensino infantil à universidade. Nascia a Facex, que tem até hoje no curso de Secretariado Executivo um dos seus ícones.

Francisca Diassis Rosado 
Há 28 anos comanda a Harabello Turismo e a Tam Viagens (Mossoró), empresas que têm seu estilo em tudo o que fazem. Economista e pedagoga, nascida em Pau dos Ferros, gosta de estar atenta 24 horas por dia ao trabalho e ao funcionamento
de suas empresas

Dorian Morais 
Começou vendendo sandálias de borracha em Luiz Gomes (RN). Depois de nove anos, juntou dinheiro para montar a primeira loja, que batizou de Superbox Morais. Abriu lojas em Pau dos Ferros, Mossoró, e depois Natal, onde se estabeleceu, em 1998, com 
a Riograndense Distribuidora.

Fonte: TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário