quarta-feira, 20 de maio de 2015

Água Nova-RN: Realizada a V Conferência Municipal de Saúde

Foi realizada na manhã de terça-feira, 19 de maio, no município de Água Nova-RN a 5ª Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu no Salão Paroquial e contou com a presença do vice-prefeito, Elias Raimundo, Secretária de Saúde Edilma Souza, dos funcionários da saúde, vereadores, conselheiros tutelares, equipe do NASF e um expressivo número de participantes. 

Após o credenciamento e entrega do material, houve a abertura oficial, execução do Hino Nacional, seguido da leitura e aprovação o regimento interno.

Em ato contínuo, a enfermeira Célia Torquato fez a apresentação da atual situação da saúde pública do município mostrando que a estrutura da atenção básica da cidade dispõe de 2 equipes da Estratégia de Saúde da Família, 2 equipes de Saúde Bucal, 1 equipe NASF, 7 Agentes Comunitários de Saúde, 3 Agentes de Endemias e Equipe de Suporte às Ações de Saúde.

Também foram tratados na pauta, assuntos relacionados às taxas de nascimento e mortalidade, as possíveis causas de óbitos e, ainda, outros indicadores que são norteadores para se buscar soluções aos problemas que venham acontecer na comunidade.

Com 51 anos de emancipação politica e administrativa, o município de Água Nova possui 534 famílias no perímetro urbano e 351 na zona rural, totalizando 885 famílias e uma população estimada pelo IBGE em 3.183 habitantes.

E foram exatamente essas famílias, que são assistidas pela Secretaria Municipal de Saúde de acordo com suas necessidades, o ponto central e o foco principal das discussões da V Conferência que aconteceu hoje, cujo tema é "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas", com o eixo "Direito do Povo Brasileiro".

O conferencista Francisco Glériston, também enfermeiro, foi responsável pela discussão do tema central do evento e, como moderadora, a assistente social, Neuman Azevedo. Em seguida, aconteceu o debate e a certificação dos conferencistas.

No final da manhã, houve o trabalho em grupos, apresentação e votação das propostas, o relatório consolidado, eleição dos delegados à Conferência Estadual e moções de agradecimento.



DA REDAÇÃO
Com informações e fotos do Blog do Capote

Nenhum comentário:

Postar um comentário