Pedro Andrade
Repórter
Apontado como suspeito por ter desaparecido após o incêndio na base do Corpo de Bombeiros em Pau dos Ferros, na madrugada da última segunda (16), Iraquitan Quirino de Souza, de 29 anos, formado em 2012, foi encontrado mais de 24 horas depois em estado de surto, conforme disse o advogado Bruno Saldanha, do escritório que faz a defesa do soldado. Após avaliação da situação de Iraquitan, ele foi internado em uma clínica psiquiátrica em Natal.
blog dantense news
No incêndio, a única ambulância da base teve perda total
O veículo em que ele supostamente teria fugido foi encontrado em Goianinha cerca de 20 horas após o atentado. Ele não revelou as condições e local em que Iraquitan foi encontrado. O incêndio que atingiu três viaturas do Corpo de Bombeiros Militar de Pau dos Ferros, incluindo um caminhão bomba-tanque e uma ambulância, o que prejudica o atendimento em 37 municípios da região Alto Oeste potiguar.
Devido ao atentado, a unidade está totalmente inoperante, sem poder atender à demanda de cidades distribuídas em aproximadamente 4 mil quilômetros quadrados. Até que as viaturas sejam repostas, a unidade de Mossoró recebe os chamados, que se somam aos de outros 28 municípios, em uma área de 12 mil km².
Apesar de receber as ocorrências que estariam sob responsabilidade de Pau dos Ferros, a cerca de 160 quilômetros, a base de Mossoró não tem equipamentos suficientes para atender as duas demandas, deixando uma desfalcada enquanto atende a outra. Por isso, o major Franklin Araújo de Souza, comandante do Segundo grupamento de Bombeiros, em Mossoró, disse que as ocorrências passarão por um “filtro” antes de serem atendidas.
“Em casos de incêndio, verificamos as proporções. Se for acidente, verifica se há vítimas presas nas ferragens. E assim selecionar os atendimentos. Não temos condições de atender a demanda das duas regiões regularmente”, afirma major Franklin. “O atendimento está desfalcado, com toda a capacidade de resposta da unidade danificada. O transtorno para a sociedade foi imenso”, avaliou.
Além desse apoio da base de Mossoró, uma viatura de apoio do município de Caicó foi transferida para Pau dos Ferros, mas antes precisa passar por reparos. “Estamos fazendo orçamento junto à oficina para manutenção dessa viatura. É serviço rápido, mas para torná-la operante. Sem ela a unidade está sem nenhuma viatura”, disse o tenente Saulo Moisés, chefe da 2ª Seção do Corpo de Bombeiros.
Novos veículos foram solicitados ao Governo do Estado para contratação em regime emergencial. Apesar da necessidade, a corporação até a tarde de ontem não obteve uma resposta oficial do Governo. “Sabemos das dificuldades financeiras, mas é extremamente necessário que isso seja providenciado”, disse major Franklin.
Para atender todo o Estado são apenas oito caminhões auto bomba tanque, como o que foi queimado, sendo cinco em Natal (dos quais três estão em manutenção) , um em Mossoró, um em Caicó e o que estava em Pau dos Ferros. Os danos do incêndio estão avaliados em R$ 1,5 milhão. Segundo a assessoria de imprensa dos Bombeiros, nenhum dos veículos parados poderia ser transferido para Pau dos Ferros, devido ao desfalque já existente na Grande Natal.
TRIBUNA DO NORTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário