Codern realizou entrevista coletiva para apresentar proposta nesta terça.
Felipe Gibson e Fred CarvalhoDo G1 RN
Altura de navio impede passagem por baixo da Ponte Newton Navarro, em Natal
(Foto: Canindé Soares)
A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) apresentou nesta terça-feira (15) a proposta que enviou à empresa MSC Cruzeiros Marítimos para receber um navio com 3.200 passageiros mexicanos durante a Copa do Mundo 2014. Como a embarcação atinge a altura de 66 metros, não seria possível atravessar a ponte Newton Navarro, que possui um calado de 57 metros. A MSC alega que devido às restrições do Porto de Natal para receber navios dessa dimensão, não haverá escala na capital potiguar. Os 3.200 passageiros vêm a Natal para assistir ao jogo entre México e Camarões, no dia 13 de junho na Arena das Dunas.
Em nota enviada ao G1 na noite desta terça, a assessoria de comunicação da MSC informou que Natal está fora do roteiro do MSC Divina, nome do navio que trará os passageiros mexicanos. “O roteiro geral do navio MSC Divina, que estará no Brasil durante a Copa do Mundo, já está definido e, devido à restrição operacional do porto de Natal para receber navios dessa dimensão, não haverá escala nesse destino”, diz a nota.
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Para resolver o impasse, a Codern propõe que o navio ancore antes da ponte e o transporte seja feito em lanchas até o Terminal Marítimo de Passageiros. "O navio também passará por Fortaleza, Recife e Salvador. Nossa ideia é que fique ancorado em uma chamada área de fundeio, há 2 milhas do terminal. O translado vai durar 15 minutos e será feito com embarcações menores do navio", explica o diretor geral da Codern, Pedro Terceiro de Melo. A operação foi inicialmente autorizada pela Capitania dos Portos, que fez uma série de exigências.
De acordo com a Codern, esse tipo de operação é comum em lugares que não possuem portos nem terminais. "Essa prática já acontece em locais como Búzius, Ilha Bela e Florianópolis. Enviamos também para a Secretaria dos Portos nossa proposta. É uma operação sem risco, que não pode ser comparado por exemplo com a ideia de que o navio ancore em Recife para os passageiros chegarem em 80 ônibus", reforça Terceiro de Melo.
Além da negociação com o navio mexicano, a Codern confirmou a primeira embarcação para a Copa do Mundo em Natal. O navio, de origem espanhola, chegará à capital potiguar no dia 15 de junho com 1.800 passageiros. A companhia não soube informar a nacionalidade dos visitantes.
Capitania dos Portos faz exigências
A Capitania dos Portos fez uma série de exigências para que a operação proposta pela Codern seja realizada. Segundo o capitão dos portos, Alexander Neves de Assumpção, "nada muito complexo". O comandante explica que os pedidos começam pelos horários de embarque e desembarque. "Devem ser feitos preferencialmente pela manhã, pois o vento durante a tarde e a condição do mar podem estar desfavoráveis", conta.
O capitão dos portos acrescenta que a Codern deve colocar flutuantes para receber com segurança os passageiros que chegaram ao cais do Porto de Natal. "Por último, em função das restrições de entrada do canal e o desconhecimento da água por parte dos oficiais do navio, exigimos que o translado seja acompanhado por uma lancha da Associação de Praticagem, que fará o auxílio", conclui.
Mesmo com o cumprimento das exigências, o comandante Alexander afirma que a operação pode ser interrompida caso a situação seja avaliada como perigosa na ocasião.
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