quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Donos de postos combustíveis temem falta de gasolina no RN

Postos de Bandeira Petrobras ainda não estão faltando gasolina na bomba. 
(Foto Carlos Costa)

José de Paiva Rebouças/Da Redação
jottapaiva@gmail.com

Vai faltar combustível em Mossoró. Isso é o que estão dizendo os donos de postos de combustíveis que enfrentam dificuldade com a distribuição. O problema é nacional e vem sendo destaque na grande imprensa, mas a dificuldade de fontes oficiais para confirmar coloca o assunto no âmbito da especulação. Enquanto isso, donos de postos reclamam da escassez, alguns já contabilizam os prejuízos.

Francisco Diassis, gerente de um posto bandeira branca (que não tem vínculo com nenhuma distribuidora), disse que está com deficiência de comprar o produto faz algum tempo. “Uns falam que é o transporte”, disse. Ele confirma que todas as distribuidoras reclamam de dificuldade. O pior é que, pelo que estão dizendo, o mês de dezembro será ainda pior. 

“Já ficamos vários dias sem gasolina, semana passada, por exemplo, ficamos de quarta (14) a domingo (18) sem o combustível”, complementa.

Diassis disse que os postos de bandeira branca são os que sofrem mais porque a prioridade são os embandeirados, mas até estes estão com dificuldade. O empresário Sérgio Leite disse que a falta de gasolina acontece em todo o país. “O país não tem produção de refino suficiente e não está longe de faltar gasolina nas bombas”, confirma. 

Ele explica que o problema não é de logística, mas de falta de combustível mesmo. E não é apenas gasolina. “Essa semana o problema mais sério é com a gasolina, mas já foi com o diesel e pode ser com o álcool”, informou. 

E, de acordo com ele, não tem muito o que fazer. “O negócio é tentar trabalhar com o máximo possível de estoque”, orienta Sérgio, lembrando que já a partir desta quinta-feira (22) alguns postos podem enfrentar desabastecimento.

O empresário Terceiro Melo administra um posto com bandeira Petrobras no município de Apodi e ainda não teve dificuldade com desabastecimento, mas confirma que o problema é sério e não é restrito somente a Mossoró. “Ouço muito este comentário em Natal”, adianta. 

Pelo que está sabendo, essa discussão existe dentro da própria Petrobras e tem a ver com estoque baixo, mas tudo extraoficial. “Não tivemos problema com falta de combustível, mas temos com o atraso no carregamento”, completa. 

Especialista não acredita em escassez

Um dos problemas que estaria provocando o desabastecimento de gasolina no Brasil é o medo do apagão. Preocupado com o aumento do consumo de energia, o governo federal estaria aumentando a capacidade de produção de todas as termelétricas emergenciais e, para isso estaria priorizando o transporte do diesel, deixando a gasolina em segundo plano. 

A informação foi confirmada, em parte, pelo diretor do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) Jean-Paul Prates (foto), que não acredita que isso seja a causa dessa suposta falta de combustível.

Segundo ele, as térmicas emergenciais, inclusive as de Macaíba, estão funcionando e consumindo muito diesel, mas que todo mês de janeiro acontece isso. “Existe a necessidade de despachar a energia das térmicas emergenciais, mas o tratamento especial do diesel é planejado”, confirma.

O diretor do Cerne ratifica que o Brasil está importando gasolina. “A demanda foi maior do que a prevista nos últimos dois anos e isso estrangulou a capacidade de produção das refinarias locais”, destacou. 

Entretanto, Jean-Paul explica que a refinaria Clara Camarão, em Guamaré, está condizente com a capacidade do estado e produz 92% da demanda. “Em termo de estrutura não vai faltar gasolina, temos capacidade de produzir e escoar, agora o mercado está sujeito a esse tipo de comportamento”, finaliza.

Nacional
O problema foi destaque no jornal Folha de São Paulo. Segundo o periódico, o problema está sendo discutido desde outubro e as regiões mais ameaçadas são o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste, além de Minas e Rio Grande do Sul. A perspectiva de colapso se deve a três fatores: 1) o consumo recorde de gasolina que, em 2012, pela primeira vez passará de 36 bilhões de litros; 2) a falta de capacidade interna de produção e 3) problemas de infraestrutura de armazenagem e distribuição. 

Petrobras nega
Ao jornal Valor Econômico, o diretor de abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, afirmou que não haverá desabastecimento no país. “Estamos importando e estamos produzindo. As refinarias estão trabalhando em plena capacidade”, disse o diretor, acrescentando que o pior já passou. “Gasolina agora sobe e o diesel vai cair. O pior mês já passou, que foi o mês de outubro, porque é mês de safra fortíssima no mercado nacional de diesel”, completou. 

A presidente da Petrobras, Graça Foster, afirmou que o aumento no preço da gasolina para o ano que vem não está descartado. A estimativa é que o combustível aumente em até 15%.

*Jornal De Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário