terça-feira, 27 de novembro de 2012

Famoso quem? Torcida do Chelsea desconhece elenco do Corinthians

GLOBOESPORTE.COM faz teste no entorno de Stamford Bridge e recebe respostas divertidas, precavidas e confiantes: nenhum rival é identificado


Por Cahê Mota
Direto de Londres

1828 comentários



Campeões do Brasileirão, da Libertadores e consagrados com a camisa de um dos maiores clubes do Brasil. Muitos deles já passaram até mesmo pela Seleção. Independentemente do que fizerem no Japão, a maioria dos 23 samurais que defenderá o Corinthians no Mundial de Clubes da Fifa já tem o nome marcado na história do Timão. No caminho para a glória máxima, porém, eles vão se deparar com uma situação diferente no Oriente: passarão por meros desconhecidos. Pelo menos para a torcida do Chelsea, principal candidato a rival na final do dia 16 de dezembro, em Yokohama.

Que a constelação dos Blues, com nomes como Fernando Torres, Lampard, Terry, e até mesmo o trio brasuca David Luiz, Ramires e Oscar já é conhecida e badalada mundo afora, ninguém tem dúvida. Por isso, o GLOBOESPORTE.COM aproveitou um dia de clássico no Stamford Bridge para saber até que ponto a recíproca é verdadeira. Com fotos dos 13 principais jogadores corintianos nas mãos, a reportagem abordou torcedores do Chelsea para conferir se os rivais reconhecem os trunfos do Corinthians. Mas o resultado foi total desconhecimento. Em alguns momentos, até mesmo sobre o Timão.


torcida do Chelsea na festa do título da Liga dos Campeões (Foto: Reuters)Torcida do Chelsea demonstrou desconhecimento dos samurais corintianos (Foto: Reuters)






- Corinthians? Eu não sei muito, para ser sincero. Sei que produziram muitos jogadores ao longo dos anos. Não tenho dúvidas disso, mas não sei quais. E sei também que é um bom time – disse o britânico Alex Riffchen, para emendar um diálogo, no mínimo, inusitado com o irmão Eugene.
- O Oscar veio de lá, não foi?
- Não. Ele veio do Inter alguma coisa – rebateu Alex.
- Então, é o time que o Maradona era o técnico – tentou mais uma vez Eugene, antes de desistir – É, não sei mesmo.
A dupla continua com respostas inesperadas mesmo diante das imagens dos jogadores. Já no goleiro Cássio, Alex ironizou:
- É aquela marca de relógios?
David Luiz para marcar o Sheik, e Oscar de informante
Ele é o goleador? Hmm... Vamos ver. Temos o David Luiz para cuidar dele."
Torcedor - sobre Emerson Sheik
Entre dez entrevistados nos arredores do estádio, nenhum soube identificar um corintiano sequer. Fábio Santos foi apontado até mesmo como um piloto de automobilismo por Eugene. Nomes como Alessandro e o peruano Paolo Guerrero foram os que tiveram maiores citações no sentido de “já ouvi este nome, mas não sei quem é, nem em qual posição joga”.
Herói do título da Libertadores e uma das principais apostas do Mundial, Emerson Sheik não chamou a atenção dos torcedores. Matty Winter, entretanto, já foi informado sobre o histórico do atacante e designou seu preferido para detê-lo no Japão.
- Ele é o goleador? Hmm... Vamos ver. Temos o David Luiz para cuidar dele.
As respostas divertidas, por sua vez, também deram lugar a palavras de precaução. Peter Winter, pai de Matty, por exemplo, apostou na ajuda de Oscar para que Rafa Benítez não seja surpreendido e lembrou de um brasileiro desconhecido que o impressionou recentemente.
- Oscar acabou de vir (do Brasil) e pode nos ajudar bastante com informações. Vimos os brasileiros do Shakhtar, são incríveis. Fernandinho nos impressionou. Suspeito que o Corinthians é forte, já que é o campeão da América. Será um bom jogo.
Outro que optou pelo respeito ao comentar um possível encontro na decisão do Mundial foi Steve Nash. Homônimo do jogador de basquete da NBA, o inglês confessou não ter o costume de observar o que acontece fora das fronteiras europeias, mas não espera facilidade.
- Eu não conheço a maioria dos jogadores. Para ser realista, não estamos acostumados a acompanhar o futebol sul-americano. Precisamos conhecê-los melhor. Acho que o treinador tem que fazer o dever de casa ou será estranho. Creio que vai ser um jogo equilibrado.
'Ronaldo e Adriano ainda estão lá?'
Do grupo, o mais bem informado foi Henry Dawson. Demonstrando conhecimento até mesmo do apelido “Timão”, o torcedor questionou se Adriano e Ronaldo fazem parte do elenco que viajará ao Oriente. Por outro lado, ele não se mostrou muito preocupado com a competição que começa no próximo dia 6.
- Acho que não podemos tirar o foco da Champions e da Premier League, que são competições-chave. O Mundial não é tão grande, espero que ninguém volte machucado.
Significa menos do que vencer a Champions League. O Mundial é um bônus."
Fã do Chelsea
Peter Winter seguiu a linha de prioridade, mas demonstrou um pouco mais de apreço pela disputa organizada pela Fifa.
- Poder falar que somos campeões mundiais seria fantástico, mas significa menos do que vencer a Champions League, que esperamos por tanto tempo, ou a Premier League, que é tão difícil. O Mundial é um bônus.
Na mistura de reações azul, também houve espaço para confiança, como a de Phill Kief. Completamente desinformado do que acontece em gramados brasileiros, ele disse:
- Não sabemos o nível da liga de vocês. Acho que somos favoritos, mas é difícil falar isso sem saber da qualidade dos brasileiros.
O Chelsea tem estreia marcada no Mundial para o próximo dia 13, contra o vencedor do confronto entre Monterrey, do México, e Ulsan, da Coreia do Sul. Os torcedores ingleses terão a oportunidade de observar os corintianos na semifinal da véspera, dia 12, mas, se quiserem se antecipar, podem conhecer os escolhidos de Tite na série “23 samurais”, do GLOBOESPORTE.COM. Fica a dica.
* Os jogadores apresentados ao torcedor do Chelsea na reportagem foram: Cássio, Alessandro, Chicão, Paulo André, Fábio Santos, Ralf, Paulinho, Douglas, Danilo, Emerson, Guerrero, Jorge Henrique e Martinez.
*GLOBOESPORTE.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário