sábado, 7 de dezembro de 2013

MEC reprova cinco cursos do RN e três deles são de faculdade de Mossoró

Andrey Ricardo/Da Redação

Cinco cursos que são ofertados por três Instituições de Ensino Superior (IES) do Rio Grande do Norte figuraram na “lista negra” que foi divulgada hoje (6) pelo Ministério da Educação (MEC). No Brasil, 270 cursos de graduação terão que suspender o vestibular pelo mal resultado que obtiveram na avaliação feita pelo MEC em 2009 e 2012. No RN, a campeã de reprovação foi a Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi, com o vestibular vetado em três cursos.

Os cursos reprovados do RN obtiveram nota 2 nas avaliações feitas no Conceito Preliminar de Curso (CPC). A nota máxima é 5 e a mínima é 1 (3 é considerado satisfatório). A faculdade mossoroense reprovou em Direito, Administração e Ciências Contábeis. Obtiveram o mesmo índice os cursos de Direito e Administração da Faculdade Estácio de Natal, que fica na capital do estado, e a Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias, de Assu, respectivamente.


Comunicado postado hoje no site da Mater Christi, assinada pela diretora geral da instituição, Maria Auxiliadora, confirma a reprovação, mas enaltece outros resultados obtidos pela instituição em avaliações, como no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

A reprovação da qualidade do ensino que é ofertado nestes cinco cursos é vista de forma extremamente negativa, mas se for observado o percentual de instituições que foram consideradas aptas para continuar com o ensino, a situação muda de cenário. Atualmente, segundo dados do Ministério da Educação, o RN tem 168 cursos cadastrados, distribuídos entre 32 cidades (atende 19,16% do território). A reprovação representa apenas 2,97%.

Dentre aqueles que foram rejeitados no Conceito Preliminar de Curso, Direito obteve a maior escala, com três vestibulares suspensos, de um total de cinco. A situação revela-se preocupante quando observamos os dados do MEC acerca da quantidade de cursos de Direito que são ofertados atualmente no RN e o percentual de reprovação. É possível matricular-se em 13 instituições diferentes. Assim, o índice de reprovação de Direito no RN chega a 23%.

No RN, nenhum dos cursos poderá ter a sanção (suspensão do vestibular) revista, de acordo com o MEC. Aqueles que apresentaram um resultado ruim, mas melhoraram seu índice de 2009 para 2012 podem recorrer. Se aprovados, estes terão a chance de fazer vestibular já em 2014. No caso dos cinco cursos do RN, todos obtiveram nota 2, nas duas avaliações. Para aqueles que a nota decresceu, o prazo mínimo para a volta do vestibular é só em 2015.

PREJUÍZO À EDUCAÇÃO

Os 270 cursos com CPC insatisfatório em 2009 e 2012 representam um corte de 44.069 vagas. No ano passado, foram avaliados os cursos de humanidades: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Comunicação Social, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de Gestão Comercial, Gestão se Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais também foram avaliados.

OS REPROVADOS DO RN

# Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi – Curso de Administração (Mossoró)

CPC 2009 – 2

CPC 2012 – 2

# Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi – Direito (Mossoró)

CPC 2009 – 2

CPC 2012 – 2

# Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi – Ciências Contábeis (Mossoró)

CPC 2009 – 2

CPC 2012 – 2

# Faculdade Estácio de Natal – Direito (Natal)

CPC 2009 – 2

CPC 2012 – 2

# Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias – Administração (Açu)

CPC 2009 – 2

CPC 2012 – 2

Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário