Time gaúcho, fora das quatro divisões do Campeonato Brasileiro, consegue classificação inédita com gol de costas aos 46 do segundo tempo
por GloboEsporte.com
por GloboEsporte.com
Se a campanha do Novo Hamburgo na Copa do Brasil já era histórica, a noite desta quarta-feira reservou um capítulo especial. Fora das quatro divisões do Campeonato Brasileiro, o time gaúcho guardou para os acréscimos o presente para a torcida que o incentivou até o fim no Estádio do Vale. Aos 46 minutos do segundo tempo, Juba, de costas, fez o gol que garantiu a vitória por 2 a 0 sobre o ABC, carimbando a vaga para as oitavas de final. É o fim da linha para a equipe potiguar, que venceu por 1 a 0 na ida e esperava igualar sua melhor campanha no torneio nacional.
saiba mais
O Novo Hamburgo havia participado apenas da edição de 2006, sendo eliminado logo na primeira fase. O último gaúcho de fora da capital a chegar às oitavas havia sido o Caxias, em 2011. Dos demais confrontos da terceira fase, apenas o Santa Rita pode repetir o feito do Novo Hamburgo e conseguir a classificação mesmo estando fora das quatro divisões do Brasileirão. Os alagoanos pegam o Santa Cruz - o jogo de ida será na semana que vem.
O Novo Hamburgo agora espera o sorteio da CBF para a definição do adversário, já que a próxima fase da Copa do Brasil ganha o reforço dos times que participaram da Libertadores. O ABC volta a campo no sábado, diante do América-MG, pela 14ª rodada da Série B. Será o terceiro compromisso alvinegro longe de Natal em menos de 10 dias.
Tensão e alegria no final
O técnico Zé Teodoro armou o ABC com uma formação mais precavida, com três zagueiros, mas não esperava que a equipe ficasse tão acuada no primeiro tempo. O Novo Hamburgo dominou todas as ações da partida, mas não apresentava qualidade para finalizar as jogadas. Aos 22 minutos, Afonso arriscou da entrada da área e deu sinal do que viria cinco minutos depois. Após boa trama pela direita, Preto serviu o próprio Afonso nas costas de Luciano Amaral e desenhou o primeiro gol do jogo. O lateral-direito do Noia teve tempo preparar e chutar, sem chances para Gilvan. Na única vez que o time potiguar chegou com perigo ao ataque, Rodrigo Silva arriscou de bico da meia-lua e mandou para fora.
Quando os donos da casa pareciam tranquilos com a vitória parcial, o ABC se mandou para o ataque e desperdiçou duas ótimas chances. Na primeira, aos 19 minutos, Rodrigo Silva lançou Daniel Amora, que cortou o marcador e, na entrada da área, chutou em cima do goleiro Vinícius. Depois, aos 24, Xuxa tocou de cabeça e, Rodrigo Silva, livre na pequena área, cabeceou para fora. Passado o susto, Douglas teve a chance de matar o jogo, mas preferiu tocar para Juba e Diego Jussani salvou antes. Ao mesmo tempo que pressionava em busca do gol da classificação, o Noia cedia espaço aos contra-ataques alvinegros, o que deixava a torcida presente ao Estádio do Vale apreensiva. Quando a vaga caminhava para ser decidida nos pênaltis, o Noia ganhou uma falta, em lance bobo em que Xuxa recebeu o cartão amarelo. Felipe Athirson mandou para a área e Juba, de costas, apenas desviou para balançar as redes e explodir a festa da torcida anilada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário