A cidade de São Francisco do Oeste, localizada no Alto Oeste potiguar, teve seu abastecimento normalizado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) no sábado (26). A zona urbana do município é a nona no Estado a ter a volta da água encanada este ano em função das chuvas ocorridas na região.
O açude 'São Gonçalo' está acumulando água suficiente para a retomada do abastecimento. De acordo com o gerente da Regional Pau dos Ferros, Djalma Neres, um poço estava atendendo parte da cidade, mas de forma precária, há cerca de um ano e meio, quando o açude secou.
Apesar da boa notícia, a recomendação é que a população contribua adotando práticas do não desperdício e do uso racional da água, tendo em vista que o açude não está completamente cheio. A mesma conduta de uso racional deve ser adotada pelas populações das cidades que tiveram abastecimento retomado nos últimos meses no Alto Oeste potiguar.
Em Luís Gomes, Pilões, João Dias e Francisco Dantas, a realidade é a mesma de São Francisco do Oeste. É preciso contribuição da população no cuidado com a água disponível, pois a previsão é que os mananciais destas cidades tenham água suficiente até o final do ano. Em cidades aonde a água é captada em açudes, ou seja, mananciais de superfície, após as chuvas é preciso aguardar a decantação de material.
Somente após a Caern atestar por meio de análises de água que a mesma está própria para consumo é que o bombeamento passa a ser feito. No caso de São Francisco do Oeste, a Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade passou por manutenção. Djalma Neres acrescenta que foi colocado novo material filtrante (pedras e areia), necessário para o processo de tratamento da água.
A Caern é responsável pelo abastecimento apenas da zona urbana dos municípios e em situações de colapso a cobrança pela água é suspensa. Com a retomada do fornecimento de água, a cobrança volta a ser feita. As cidades já com serviço normalizado pela Caern este ano são: Jucurutu, Ipueira, São José do Seridó, Equador, Francisco Dantas, Luís Gomes, João Dias, Pilões e São Francisco do Oeste. Em colapso de água estão as cidades de Paraná, Antônio Martins, Venha Ver e Carnaúba dos Dantas.
De fato
De fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário