A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou mais um ponto de atendimento para o recadastramento do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde a manhã desta terça-feira, 29, as pessoas já podem se dirigir, além do Centro Administrativo, ao PAM do Bom Jardim, nos períodos da manhã e tarde. Com isso, os usuários do sistema passam a contar com esses dois locais para o serviço.
Segundo a secretária de Saúde Leodise Cruz, além do PAM, outras unidades localizadas nas quatro zonas da cidade também estão sendo planejadas para atender melhor a demanda do Cartão SUS. Leodise lembra que devem ser recadastrados todos os cartões que não começarem com o número 7, pois são provisórios e devem ser atualizados com dados pessoais, endereços, números de telefone e números do Cadastro de Pessoa Física (CPF), já que esses dados não constam nos cartões antigos.
O usuário deve levar carteira de identidade, CPF e Registro de Nascimento (no caso de crianças que ainda não tenham carteira de identidade), comprovante de residência (não precisa ser no nome da pessoa) e um número de telefone.
O número do CPF é essencial para esse recadastramento, já que a finalidade do Ministério da Saúde é ligar todos os dados e evitar que um usuário tenha mais de um CNS. Permite ainda a construção de um banco de dados para diagnóstico, avaliação, planejamento e programação das ações de saúde.
Quem vai fazer o cartão pela primeira vez também deve levar os mesmos documentos e o CPF é indispensável, mesmo para as crianças. Essas pessoas que forem inscritas agora já saem com o novo cartão e não necessitam de atualização do documento.
Fonte: De fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário