sábado, 26 de julho de 2014

Universidade: UFRN faz aula inaugural de medicina em Caicó

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou na manhã desta sexta-feira, 25, no auditório do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), Campus de Caicó, a solenidade de instalação do Curso de Medicina Multicampi. A área administrativa e os espaços destinados às atividades de ensino da nova graduação funcionarão nos pavimentos 1 e 2 do prédio do Hospital da Liga Norte-rio-grandense contra o Câncer.
Cícero OliveiraÂngela Paiva disse que curso fortalece interiorização da UFRNÂngela Paiva disse que curso fortalece interiorização da UFRN

A nova graduação da UFRN inicia com 40 alunos matriculados e um quadro de 20 professores, contando com aportes acadêmicos como salas de aulas e de ensino individual, auditórios, laboratórios e biblioteca. A expectativa é que em dois anos o número de vagas possa chegar a 80.

A reitora Ângela Paiva Cruz, no seu discurso, destacou que a inauguração da Escola Multicampi de Medicina surge como uma nova e importante fase do programa de interiorização da UFRN, que busca a valorização e a inclusão dos jovens na formação acadêmica no interior do Estado. “O momento ultrapassa a ideia até pouco tempo vigente de que, quem desejava cursar Medicina, tinha que deixar o seu chão de origem e lutar por uma vaga em um curso da capital”.

Além de Caicó, Currais Novos e Santa Cruz também participam do projeto e vão receber os alunos para atividades nas unidades da UFRN, o Campus de Currais Novos e a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA). Segundo a vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, o Plano de Restruturação das Universidades (REUNI) lançado em 2007, pelo Governo Federal, possibilitou a implantação de novas práticas metodológicas de ensino. Em 2012, a Universidade começou a discutir o Projeto Pedagógico para o novo curso de Medicina. Segundo ela, um projeto inovador e com a missão de melhorar a qualidade de vida.

A aula inaugural foi proferida pelo diretor e professor George de Azevedo Dantas. Lembrando a bravura do sertanejo, ele disse que a equipe que trabalhou para tornar o projeto realidade precisou de muita determinação. “Esse momento é marcante para nossa equipe, para a UFRN, e para a região, uma das que mais contribui para o desenvolvimento do Estado”, afirmou. Na ocasião, George Dantas lamentou a morte do escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna, nome que fora escolhido para proferir a Aula.

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário