terça-feira, 29 de julho de 2014

RN é o estado mais adiantado na implantação do e-SUS

Foto: Assessoria
Segundo dados divulgados pelo Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS), o Rio Grande do Norte é o estado mais adiantado na implantação do e-SUS no país. Ao todo, 13,8% dos municípios norte-riograndenses já atendem aos critérios do novo sistema de informação da Atenção Básica, ou seja, 179 Unidades Básicas de Saúde (USB) do estado já contam com o sistema implantado. Seguindo a classificação divulgada pelo MS estão os estados do Amapá (12,5%), Maranhão (12%) e o Rio Grande do Sul (9,3%).

O e-SUS, quando alimentado corretamente, permite o conhecimento do perfil das comunidades atendidas. Para ser considerado oficialmente implantado, cada município deve possuir pelo menos 60% das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Programa Saúde na Escola (PSE) integradas ao sistema, devendo passar, periodicamente, informações relativas às suas produções.

Para alcançar este resultado, o responsável técnico pela estratégia de saúde da família da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Hugo Mota, explica que desde o começo do ano a Secretaria vem oferecendo capacitações para os municípios das oito regiões de saúde a fim de conscientizar à todos sobre a importância de aderir ao sistema. “O bom resultado obtido é graças ao trabalho de cada gestor e servidor da Saúde que conduziram o processo de implantação do e-SUS em seus respectivos municípios, antes e após as oficinas realizadas pela SESAP. Sabemos das dificuldades do processo e que ainda faltam muitos municípios implantarem o sistema, porém estamos muito felizes pelo que já conseguimos alcançar”, disse Hugo Mota.

Os sistemas de informação da Atenção Básica são utilizados para o monitoramento das estratégias de saúde da família, através da inclusão de dados estatísticos, como o número de famílias atendidas, quantidade de pacientes diabéticos, hipertensos, entre outras informações.

Hugo Mota, explica que o e-SUS tem entre suas vantagens a apresentação dos dados de forma mais qualificada. “O novo sistema traz um número menor de fichas de trabalho, além de estar interligado a outros sistemas como o SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) e o SISHIPERDIA (Sistema de Gestão Clínica de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus da Atenção Básica), o que permitirá que uma mesma informação, ao ser inserida pelo município, seja comum a todos os sistemas”, explicou.

Entre os municípios do RN que contam o e-SUS já implantado estão: Brejinho, Boa Saúde, Canguaretama, Espírito Santos, Goianinha, Lagoa D´anta, Lagoa de Pedras, Montanhas, Monte Alegre, Nísia Floresta, Nova Cruz, Paraú, Passagem, Pedro Velho, Santo Antônio, São Gonçalo, São José de Mipibu, São José do Campestre, Senador Elói de Souza, Serrinha, Tenente Ananias, Tibau do Sul, Várzea e Vila Flor.

Fonte: De fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário