sábado, 26 de julho de 2014

Quantas moedas o Brasil já teve? Conheça as que vieram antes do real

Na cantina, na hora de comprar um brinquedo, ao receber a mesada. O dinheiro faz parte do nosso dia a dia. Para as crianças, a moeda usada no Brasil sempre foi o real. Mas sabia que ela já teve vários outros nomes?

Moedas do Brasil

  Ver em tamanho maior »
Divulgação
AnteriorPróxima
Nota de 5 mil réis, moeda que usada no Brasil do descobrimento até 1942

O real que conhecemos foi lançado em 1º de julho de 1994 e comemora 20 anos neste mês. Antes, o Brasil teve outras oito moedas, que é o nome dado ao dinheiro usado em um país (veja abaixo).

Hoje elas são encontradas com colecionadores e em museus, como no acervo de numismática (ciência que estuda moedas) do Museu Histórico Nacional, no Rio.

Ao visitá-lo a convite da "Folhinha", os irmãos Guilherme, 10, e Gabriel Barcellos, 6, ficaram impressionados com a quantidade de zeros nas cédulas do antigo cruzeiro. Algumas notas valiam 100 mil cruzeiros!

"Acho que o difícil era viver na época em que o Brasil mudava a toda hora de dinheiro. Confunde", disse Guilherme sobre as décadas de 1980 e 90, em que o país teve seis moedas em dez anos. Saiba por que o país mudou tanto de moeda aqui.

Crianças visitam Museu Histórico Nacional (RJ)

  Ver em tamanho maior »
Fabio Teixeira/Folhapress
AnteriorPróxima
Irmãos Gabriel, 6, e Guilherme de Oliveira, 10, no Museu Histórico Nacional
ORIGEM

Mas nem sempre o dinheiro foi um círculo de metal ou um pedaço de papel. Na Antiguidade, há mais de dois mil anos, o sal era utilizado para comprar coisas. É daí que vem o nome salário.

"Ele era valioso porque não existiam geladeiras e era usado para conservar a carne. No passado, no Brasil, o açúcar já serviu como dinheiro. No México, foi o cacau", explica o professor especializado em numismática Cláudio Carlan.

"Se sal e açúcar ainda valesse como dinheiro, seríamos ricos. Tem mais de um quilo de cada em casa", disse Gabriel.
Editoria de Arte/Folhapress
Dos Réis ao Real: conheça as moedas do Brasil
Dos Réis ao Real: conheça as moedas do Brasil

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário