sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Água Nova-RN: Prefeitura promoveu eventos para celebrar o ‘Outubro Rosa’ no município

por Mazinho Capote

A Prefeitura de Água Nova, por meio da Secretaria de Saúde/Equipes do Programa Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família, promoveram eventos para celebrar o ‘Outubro Rosa’ no município.

Dentre as muitas ações realizadas, destacam-se a decoração da Unidade Básica de Saúde alusiva ao mês da campanha Outubro Rosa; uso da logomarca do Outubro Rosa por todos os funcionários da UBS; levantamento de toda população feminina elegível para o rastreamento de Câncer de Colo de Útero e Câncer de Mama; panfletagem na UBS durante todo o mês de outubro; distribuição de carta convite personalizada à população feminina elegível para rastreamento de Câncer de Colo de Útero e Câncer de Mama que nunca realizaram exame preventivo e/ou mamografia e atividade sócio/cultural e educativa com a população feminina que realiza periodicamente o preventivo e a mamografia conforme preconizado pelo Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer.

Já a atividade sócio/cultural e educativa, o ponto alto do evento, aconteceu no último dia 23, no Pilequinhos Clube. Todas as participantes receberam a logomarca do Outubro Rosa.

Na abertura foi exibido um vídeo com o depoimento de Bárbara Mikaelle, uma mulher do município que está em tratamento para o câncer de mama. Logo após, houve a realização do “Concurso Rainha Outubro Rosa 2014”; apresentação de cantor com voz e violão; momento de aeróbica com o educador físico; prova de demonstração da forma correta de realização do autoexame de mamas; dinâmica dos Agentes Comunitários de Saúde com o objetivo de esclarecer e incentivar a prevenção ao câncer de Colo de Útero e Câncer de Mama; concurso de transformação; distribuição de brindes e lanche.

A doença

O câncer de mama é um problema de saúde pública no mundo, pois se estima que mais de 1 milhão de mulheres são diagnosticadas com a doença a cada ano. Conforme dados estatísticos do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima-se que em 2015, surgirão 57.120 casos de Câncer de Mama no Brasil e morrem em média 4.800 mulheres por ano no Brasil em virtude deste câncer.

O câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo a Organização Mundial da Saúde. Esse tipo de câncer é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É o câncer mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal também são pontos que afetam.


Fonte: Blog do Capote

Nenhum comentário:

Postar um comentário