segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Rio Grande do Norte: Estado foi o terceiro em número de prisões

A votação do segundo turno no Rio Grande do Norte terminou pontualmente às 17h, sem as grandes filas e o atraso ocorrido no primeiro turno. E dez minutos após o encerramento, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) já divulgava em sua sede os primeiros números da apuração dos votos.
Adriano AbreuEncerrado o pleito, presidente de seção faz transporte de urnaEncerrado o pleito, presidente de seção faz transporte de urna

Na avaliação do presidente da Corte Eleitoral, desembargador Virgílio Macedo, o processo todo – da votação à apuração – foi muito positivo. “O pleito transcorreu na maior tranquilidade. Começamos às 8h da manhã e terminamos no horário previsto. Durante todo o dia, não tivemos nenhum fato relevante para o processo eleitoral”, disse ele, que citou, no entanto, o assassinato de um homem de 20 anos em Mossoró, dentro de uma sessão eleitoral, mas fez questão de esclarecer “que o crime não teve nada a ver com as eleições”. 

“Ficou comprovado, por meio de informações da polícia, que se tratava de uma rixa entre gangues de tráfico de drogas em Mossoró. O homem não era eleitor daquela escola. Ele estava fugindo de seu perseguidor e chegou a ser morto, lamentavelmente, numa fila de eleição”. 

Até o final da tarde de ontem, 25 pessoas haviam sido presas por crimes eleitorais - a maioria, por boca de urna. “Nós tivemos um dia de festa da democracia, com os eleitores votando tranquilamente. Os órgãos de segurança não tiveram nenhum trabalho excepcional. Podemos dar uma boa nota para o pleito”, completou o presidente do TRE-RN.

O desembargador Virgílio Macedo comentou ainda sobre o tempo que as pessoas levaram para votar. Diferente do que aconteceu no primeiro turno, quando teve eleitor que esperou em pé mais de duas horas, dessa vez, principalmente na parte da tarde, não houve filas grandes nem atraso nas seções eleitorais, encerradas às 17h.

“Ficou claro que a biometria (identificação do eleitor por meio da impressão digital) não foi responsável sozinha por aquela demora, ao contrário do que foi divulgado, pois chegaram até a dizer que a biometria não deu certo. Absolutamente. A demora aconteceu também porque no primeiro turno nós tínhamos cinco telas – para a escolha de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente, o que dificultou um pouco mais. Agora no segundo turno, apenas com duas telas (duas candidaturas), a votação fluiu normal”. 

Em relação ao funcionamento das urnas eletrônicas, a informação recebida pelo presidente do TRE-RN ao final da votação dava conta de que 54 urnas de um total de 8.557 apresentaram problema e tiveram que ser substituídas. Ainda segundo o presidente do TRE-RN, os eleitos devem ser diplomados até o dia 19 de dezembro, prazo limite para a diplomação.

Quem decidiu votar à tarde não enfrentou fila nas seções
Diferente do que aconteceu no primeiro turno, as pessoas que optaram por votar à tarde nas seções da região Norte de Natal não tiveram que enfrentar filas. Entre 15h e 17h, o movimento era de muita tranquilidade nos locais de votação. 

Se em outubro as filas de eleitores no IFRN da zona Norte continuavam grandes mesmo depois dos portões fechados, ontem, faltando duas horas para o encerramento do pleito, as três seções que funcionaram lá já encontravam-se vazias.
Quando a dona de casa Lenilda Nóbrega chegou para votar, às 15h, havia apenas cinco pessoas na sua frente. “Ainda bem que dessa vez não demorou, diferente do primeiro turno, aquele tormento”.

Na seção em que Lenilda votou, a de número 63, estavam aptas a votar 426 pessoas. Faltando duas horas para as 17h, 311 eleitores já haviam votado. O professor Thalles da Silva Pintou votou na seção vizinha, a 064, e também não demorou.

“No primeiro turno, vim um pouco mais cedo e passei mais de duas horas na fila. Dessa vez, já imaginando que ia ter menos gente, optei por vir um pouquinho mais tarde (por volta das 15h). Nem teve fila. Cheguei e votei rapidinho”, disse Thalles. 

Na Escola Estadual Walter Duarte Pereira, que fica na avenida Blumenau, no bairro Potengi, a eleição também foi bem tranquila na parte da tarde. Perto das 16h, o movimento de eleitores era muito pequeno. A empregada doméstica Maria Dalva de Morais era um dos poucos eleitores votando nesse horário. “Comparada ao primeiro turno, a eleição está bem calma e rápida. Da utra vez, fiquei meia hora na fila. Agora, cheguei e fui entrando direto na sala para votar”.

Do lado de fora, a TRIBUNA DO NORTE registrou uma grande quantidade de panfletos com propaganda de candidatos espalhados no chão, sujando a calçada e a rua.

Zona Oeste
Os locais de votação da região Oeste também tiveram pouquíssimo movimento na parte da tarde. Com pouco menos de uma hora para o encerramento do pleito, não havia nenhuma fila na Escola Estadual Lauro de Castro e na Escola Municipal Celestino Pimentel, Quem chegava, entrava direto na seção para votar. Às 17h, os presidentes das mesas nos dois colégios fecharam as urnas e colaram no lado de fora da sala os resultados das seções. 

Na primeira escola, além das seções, funcionou um local de justificativa, onde 210 pessoas compareceram para justificar o voto, número praticamente igual ao do primeiro turno.

Fonte: TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário