sábado, 25 de outubro de 2014

Henrique Alves culpa Lula por queda: “Pede voto para um sujeito que ele nunca viu”

Matéria da Folha de SP destaca discurso de candidato do PMDB se queixando de ex-presidente. Para PT, Henrique que fez “essas escolhas”

HENRIQUE-DEBATE
Um dos momentos chaves do debate eleitoral desta quinta-feira foi quando Robinson Faria (PSD) perguntou a Henrique Eduardo Alves (PMDB) quem era o candidato que o peemedebista apoiava para a presidência da República: Dilma Rousseff (PT) ou Aécio Neves (PSDB). O questionamento, que ficou sem resposta, expôs a difícil situação em que Henrique vive hoje, que vive uma relação de amor e ódio constante: amor ao defender o partido que acolhe Michel Temer (PMDB) como candidato a vice presidente e ódio por ver a sigla apoiar Robinson Faria – e conseguir votos para ele – no Rio Grande do Norte.

E neste momento de segundo turno, inclusive, parece que essa relação dúbia ficou ainda mais forte. Afinal, o mesmo Henrique que coloca o vice-presidente Michel Temer para elogiá-lo durante o programa eleitoral, critica o ex-presidente Lula por estar no programa eleitoral do adversário pedindo voto para Robinson. A situação é tão conflituosa que chegou até a ser noticiada no jornal Folha de São Paulo, baseado em um discurso queixoso que Henrique fez sobre Lula na cidade de São Gonçalo do Amarante, Grande Natal.

“Eu vejo agora, para minha tristeza, o presidente Lula na televisão pedindo votos a governador para um sujeito que ele nunca viu na vida dele”, afirmou Henrique em trecho do discurso destacado na matéria da Folha, destacado pelo jornalista Daniel Carvalho. “Eu acho que ele só viu o candidato Robinson naquele dia em que, a pedido do PT, ele foi fazer a gravação. Se amanhã passarem numa calçada Lula e ele, eu acho que Lula nem vai mais se lembrar da cara dele”, ironizou Henrique em outro trecho do discurso.

Segundo a Folha, Henrique Eduardo Alves, que é o presidente da Câmara Federal, em Brasília, tem culpado Lula de forma rotineira. “De favorito a azarão nas eleições ao Governo do RN, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB), já escolheu um culpado para seu eventual fracasso nas urnas: o ex-presidente Lula”, escreveu o jornalista nas primeiras linhas da matéria, intitulada “Candidato ao governo do rn, presidente da Câmara se queixa de Lula”.

APOIO A DILMA

A situação de “amor e ódio” entre Henrique Eduardo Alves e o PT vem de bem antes do período eleitoral. Nesses meses em que ele ficou na presidência da Câmara Federal, foram várias as vezes em que ele assumiu o discurso crítico do PMDB e barrou votações importantes para o Governo Federal, gerido pela petista Dilma.

Contudo, é bem verdade que a situação ganhou mais força a medida que a eleição foi se aproximando. Em um único mês, por exemplo, Henrique foi para a convenção do PMDB defender a continuidade da aliança do partido com a presidente Dilma Rousseff e, antes, havia vetado a participação do partido na chapa encabeçada por ele no Rio Grande do Norte: escolhendo a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) para ser candidata ao Senado e não a petista Fátima Bezerra – que acabou derrotando Wilma nas eleições.

E foram por essas escolhas que Henrique tem pago hoje, segundo o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, em matéria da Folha de SP. “O Henrique preferiu outra aliança. A gente faz escolhas na vida. Ele fez outro caminho, no excluiu da chapa dele. É uma escolha que eles fizeram. Não fomos nós”, afirmou Carvalho ao jornal.

AMIZADE COM AÉCIO

Além disso, é importante destacar que Henrique Alves não tem pedido voto para Dilma Rousseff nos comícios e, neste segundo turno, chegou a dar sinais claros que mudaria de lado – o que acabou não se confirmando. Adesivos para carros com ele e o candidato à Presidência, Aécio Neves, do PSDB foram feitos, e artes com a foto dos dois nas redes sociais passaram a ser divulgadas. Aliados peemedebistas de Henrique, como Nelter Queiroz, por exemplo, foram a imprensa declarar voto no tucano.

Além disso, Henrique jamais negou que tem uma amizade muito próxima com Aécio Neves. Na primeira vez que esteve em Natal, inclusive, o candidato tucano foi recebido pelo próprio Henrique Alves no aeroporto Augusto Severo, numa clara demonstração de cordialidade.

Fonte: O Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário