sábado, 31 de outubro de 2015

Crédito consignado para aposentados vai ficar mais caro

Três dias depois de o Banco Central ter divulgado o balanço mensal mostrando que as taxas anuais de juros do cartão de crédito e do cheque especial tinham subindo dez pontos em setembro, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou novas taxas limites para os empréstimos consignados, que têm como como clientes de bancos e financeiras aposentados e pensionistas da Previdência Social, além de servidores públicos das três esferas do executivo – federal, estadual e municipal.
Junior SantosCom mudanças anunciada ontem, menor taxa de juro para empréstimo vai a 32% ao anoCom mudanças anunciada ontem, menor taxa de juro para empréstimo vai a 32% ao ano

Para empréstimo pessoal, o percentual passa de 2,14% para 2,34% ao mês, isto é, sobe de 28,9% ao ano para 32%/ano. Para empréstimos feitos pelo cartão de crédito, a taxa sai de 3,06% para 3,36% (48,6% ano). A mudança passará a valer somente com a publicação no Diário Oficial da União, nos próximos dias. Assim, para pagar um empréstimo pessoal de R$ 5 mil, o tomador do dinheiro teria de pagar, ao longo de um ano, R$ 6.658,48, fora as taxas e os impostos

Segundo o Ministério da Previdência Social, desde maio passado, o conselho vinha colocando o aumento dos juros na mesa de debates. As instituições financeiras pleiteavam taxa limite de 2,48% para o empréstimo pessoal e 3,49% para a modalidade cartão de crédito, mas segundo o ministério, essa proposta não foi aceita.

No último dia 22, o Diário Oficial da União publicou a lei que amplia o limite de renda que pode ser comprometido com crédito consignado, descontado em folha de pagamento. O limite passou de 30% para 35%. O percentual adicional de 5% só pode ser destinado para pagar dívidas de cartão de crédito ou para saque por meio de cartão.

Apesar do aumento, o crédito consignado ainda é a modalidade de empréstimo com juros mais baixos do mercado. Um empréstimo pessoal, no Banco do Brasil, por exemplo, tem taxa de juros de 4,83% ao mês. No Bradesco, os juros são de 6,73%, o que significa 119% ao ano, segundo especialistas em finanças.

No cartão de crédito, os juros atingiram em setembro a impressionante marca de 414% ao ano, avanço de 10 pontos porcentuais na comparação com agosto, e um salto de 82,7 pontos em relação a setembro de 2014. 

Já taxa de juros do cheque especial atingiu 236% ao ano em setembro, alta de 10,5 pontos percentuais em relação a agosto e de 80,2 pontos na comparação com setembro do ano passado. 

O Banco Central, que divulgou o levantamento na última terça-feira, lembra que essas são taxas médias praticadas no mercado. Os juros no Brasil explodiram depois que entrou em vigor a política Banco Central de combater a inflação com aumento da taxa Selic, medida criticada pela ala desenvolvimentista da economia brasileira e até por parlamentares da base aliada do governo da presidente Dilma.

Fonte: Tribuna do Norte

Um comentário:

  1. Estamos em serviços de empréstimo, tipo de empréstimo e requisitos serão categorizados de acordo com sua fonte de renda. Se você está envolvido em negócios, você pode solicitar um empréstimo comercial, se empregado você pode aplicar para empréstimo salarial, e mais tipo de empréstimo para atendê-lo com ... Você pode preencher o nosso formulário de pedido on-line de empréstimo por e-mail, Atlasloan83@gmail . com para uma avaliação livre de problemas do empréstimo com o qual você está categorizado. Para mais detalhes, sinta-se à vontade para enviar uma mensagem ou entrar em contato no celular # WhatsApp: +1 (443) -345-9339

    ResponderExcluir