segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Tranquilo, Enem chega ao fim no RN sem ocorrências policiais

No estado, 186 mil candidatos se inscreveram para o exame.
Órgão de segurança pública não registraram problemas durante as provas.

Do G1 RN

Assim como no sábado (24), o domingo (25) de provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) também foi considerado tranquilo pelos órgãos que fazem a segurança pública no Rio Grande do Norte. Segundo o Centro de Comando e Controle da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesal Social (Sesed), até as 18h não havia sido registrada nenhuma ocorrência policial relevante. "O Enem deste ano foi o mais tranquilo de todos os anos”, ressaltou o tenente-coronel Castelo Branco, da assessoria de comunicação da Polícia Militar.

Neste domingo, a operação Enem 2015 foi iniciada às 6h com escolta para distribuição das avaliações nos 382 locais de prova espalhados pelo estado. As provas deste segundo dia começaram às 12h30 e terminaram às 18h.

Sábado
As provas do sábado foram iniciadas às 12h30 e terminaram às 17h. Como acontece em todos os anos, candidatos se atrasaram e perderam a prova. A estudante Aline Ferreira, de 22 anos,pegou dois ônibus e ainda correu, mas chegou dois minutos atrasada à faculdade onde iria fazer as provas.

Os candidatos menos atentos às regras do exame também se prejudicaram. O adolescente Luiz Alberício de Araújo Neto, de 16 anos, por exemplo, foi flagrado por um detector de metais. O candidato acabou eliminado. "Achei uma injustiça, mas vou usar isso como aprendizado, pois esse é apenas o meu primeiro concurso", falou.


Luiz Neto foi flagrado com carteira no bolso e acabou eliminado do Enem em Natal (Foto: Nathallya Macedo/G1)Luiz Neto foi flagrado com carteira no bolso e
acabou eliminado do Enem em Natal
(Foto: Nathallya Macedo/G1)


Com uma hora e quarenta minutos, alguns candidatos já deixavam o local de prova, como foi o caso da universitária Nicole Rodrigues Morais, de 18 anos.


Domingo
Neste domingo, os candidatos tiveram cinco horas e meia para resolver as 45 questões de 'Linguagens, Códigos e suas Tecnologias', mais 45 de 'Matemática e suas Tecnologias', além da redação.
Potiguar Sayonara rezende aprovou tema da redação do Enem 2015 (Foto: Renato Vasconcelos/G1)Potiguar Sayonara rezende aprovou tema da
redação (Foto: Renato Vasconcelos/G1)
O G1 conversou com a estudante Sayonara Rezende, de 33 anos. Ela foi a primeira a deixar as salas de aula de uma faculdade na Zona Sul de Natal. Mesmo com esse pouco tempo de prova, ela disse acreditar que se saiu bem. "Achei a prova deste domingo melhor que a do sábado. Como estou preparada, consegui terminar em pouco tempo", falou. Ela ainda elogiou o tema da redação, que abordou a violência contra a mulher. "Achei muito positivo. Era um tema muito bom de relacionar com atualidades. Acho importante a mulher ser pautada nos debates, principalmente neste tema da violência. Não podemos aceitar as agressões caladas, temos que ter espaço", acrescentou.

Programa ao vivo
Após o fim das provas, os estúdios do G1 em São Paulo e em Pernambuco darão início a um programa em vídeo ao vivo com professores do Projeto Educação e estudantes que fizeram o Enem.

Eles comentarão os níveis de dificuldade de cada uma das provas, o tema da redação e os pontos mais polêmicos que caíram no Enem.

Candidatos que fizeram a prova poderão participar do programa enviando perguntas e comentários pela página da cobertura completa do Enem no G1.

Resolução das questões
O G1 trará ainda a resolução das 90 questões de domingo preparadas pelos professores do Cursinho da Poli (veja a correção das provas de sábado). O gabarito oficial do Enem será divulgado pelo MEC até quarta-feira (28).

Abstenção e eliminações
No primeiro dia de provas, realizado neste sábado (24), o índice de abstenção foi de 25,31% e 364 candidatos foram eliminados, segundo balanço parcial divulgado pelo Ministério da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário