quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Resolução restringe uso da água em mananciais do interior do RN

Decisão é da Agência Nacional de Águas (ANA) e Igarn.
Restrições começaram a valer nesta quarta-feira (28).

Do G1 RN

A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) estabeleceram regras de restrição para captações de água localizadas nos açudes Armando Ribeiro Gonçalves e Pataxó, nos rios Açu e Pataxó e no Canal do Pataxó. As restrições começaram a valer nesta quarta-feira (28) para irrigação e aquicultura com tanques escavados. Não há restrições para abastecimento humano e dessedentação de animais.

De acordo com a resolução, aquicultores e irrigantes responsáveis por perímetros acima de 20 hectares terão que instalar dispositivos que registrem os volumes captados. O prazo para a instalação dos medidores é de 30 dias a partir desta quarta (28). O descumprimento das regras será passível de multa de até R$ 5 mil ou embargo provisório ou definitivo das bombas.

De acordo com a ANA, as medidas são necessárias devido à seca no semiárido e aos baixos níveis dos açudes da bacia hidrográfica dos rios Piancó-Piranhas-Açu e às perspectivas de chuvas abaixo da média no próximo período chuvoso 2015-2016.

A resolução também determina que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) deverá adaptar suas captações de água no Açu e no Armando Ribeiro Gonçalves para níveis d’água inferiores aos que vêm sendo praticados.

Confira as regras da restrição de uso da água:

Açude Armando Ribeiro Gonçalves
- Irrigantes só podem captar das 18h às 6h da manhã de sábado a domingo, de segunda a terça e de quarta a quinta;

Açude Pataxó
- Irrigantes só podem captar das 18h às 6h da manhã de sábado a domingo, de segunda a terça e de quarta a quinta;

Rio Açu
- Irrigantes da margem direita só podem captar das 18h às 6h da manhã de sábado a domingo, de segunda a terça e de quarta a quinta e os da margem esquerda, das 18h às 6h da manhã de domingo a segunda, de terça a quarta e de sexta a sábado;

- Aquicultores em tanques escavados localizados a montante da passagem molhada Pendências – Carnaubais só podem captar das 20 às 6 da manhã de domingo a segunda, de terça a quarta, de quinta a sexta e de sexta a sábado. Os localizados a jusante da mesma passagem podem retirar água das 20 ás 6 horas da manhã de sábado a domingo, de segunda a terça, de quarta a quinta e de quinta a sexta;

- Para a Usina Termelétrica Jesus Soares Pereira (Termoaçu) a captação do rio Açu deverá ser limitada à vazão instantânea de 0,24m³/s, uma redução de 15% em relação à vazão máxima outorgada pela Resolução ANA nº 130/2013. Além disso, a termelétrica terá oito meses para perfurar e instalar cinco poços para redução da captação de água do rio Açu.

Rio Pataxó
- Irrigantes e aquicultores só podem captar das 18 as 6 hs da manhã de domingo a segunda, de terça a quarta e de sexta a sábado;

Canal do Pataxó
- Irrigantes e aquicultores só podem captar das 18h às 6h da manhã de segunda a terça, de quarta a quinta e de sábado a domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário