terça-feira, 20 de outubro de 2015

'Estado não controla mais a parte interna dos presídios', diz juiz

O juiz de Execução Penal do Rio Grande do Norte, Henrique Baltazar, voltou à utilizar uma rede social nesse final de semana para se manifestar sobre o sistema penitenciário do estado. O magistrado registrou a 20ª morte de preso em penitenciária potiguar neste ano e questionou a ação do Governo.

"Mais um preso morto na Cadeia Pública de Natal. São 20 este ano?", escreveu o juiz no Twitter no último sábado (17). "Quantos presos foram mortos este mês no sistema prisional do RN sem que houvesse alguma ação do governo?", acrescentou ele no microblog.

No último dia 06, o magistrado utilizou uma rede social para registrar a 16ª morte de detento na esfera carcerária potiguar neste ano. Através de conta pessoal no Twitter, o juiz registrou o ocorrido. "Mais um homicídio dentro do sistema prisional do RN. 16º só este ano", escreveu ele, citando a Comissão de Direitos Humanos.

"Estou aguardando a manifestação de horror das Comissões de DDHH", acrescentou a publicação no microblog. Paralelamente, Baltazar também utilizou o Facebook para falar sobre o caso.

BLOG DO CARLOS SANTOS

“O Estado não controla mais a parte interna dos presídios”, afirmou hoje ao Bom dia RN, da InterTV Cabugi, o juiz Henrique Baltazar, das Execuções Penais.

Destacou, que “o estado não admitia a existência das facções criminosas,” mas agora reconhece o problema e separa os presos conforme a facção, perdendo o controle dos presídios.

Quem decide

Para o magistrado, agora são os presos que praticamente decidem quem deve ser preso ou não em cada presídio.

Este ano, já houve registro de 20 mortes de presos em presídios do Rio Grande do Norte e incontáveis fugas e tentativas frustradas.

Fonte: De Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário