quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Dilma pede otimismo e destaca ‘beleza da Arena das Dunas’

Maria da Guia Dantas 
Anna Ruth Dantas
repórteres 

Em Natal, durante a inauguração da Arena das Dunas, a presidenta Dilma Rousseff pediu para que se evite torcer contra o país. Ela disse também que é lamentável que alguém demonstre preferir que ocorram fracassos de organização. “Eu acho, assim, que o Brasil tem de apostar a seu favor, e não contra”, recomendou. Dilma elogiou a Arena, ao afirmar que o estádio construído em Natal é “tão bonito” quanto a cidade. E destacou o potencial de uso da estrutura, ao comentar sobre o futebol brasileiro. A presidenta desconversou ao ser indagada sobre o desempenho do PIB [Produto Interno Bruto]. Ela disse que não estava em Natal para falar sobre esse assunto e que só iria comentar sobre temas relacionados com a Copa. A presidenta ressaltou estar particularmente satisfeita, porque a Arena foi construída com gastos “três por cento abaixo do preço orçado” inicialmente. E lembrou que o estádio vai ganhar o selo da Ecologia. Leia, a seguir, os principais trechos da entrevista coletiva concedida pela presidenta, logo depois que ela chutou a bola oficial da Copa no centro do gramado, o que marcou a inauguração da Arena das Dunas.
Magnus Nascimento
Presidenta reclama de quem aposta no pior, evita assuntos relacionados com a economia e destaca que o novo estádio é tão bonito quanto Natal

Arena

“Esta é a primeira Arena da segunda fase que nós entregamos agora em janeiro. No final do mês vai ter nova entrega, lá em Porto Alegre. Mas foi muito importante ter entregue aqui esta primeira arena, e eu queria dizer para vocês uma coisa: Este país é o país do futebol. Nós nunca deixamos de ir a uma Copa. Nós sempre tivemos, em relação às copas, uma relação muito forte porque somos um país apaixonado por futebol. Eu tenho certeza que o povo brasileiro vai demonstrar, além dessa paixão, uma imensa capacidade de receber os nossos visitantes. Aqui quatro grupos, totalizando oito times, vão jogar; dois times, o Uruguai e a Itália, são campeões mundiais”. 

Futebol brasileiro

“Eu quero dizer para vocês que nós temos muito o que apresentar. Nós somos um país que tem não só o que apresentar em termos de desenvolvimento, de distribuição de renda, de melhoria da vida do nosso povo, mas também nós temos grandes craques, né? Nós somos o país do Pelé, o país do Cafu, o país do Bebeto. Nós somos o país dos novos craques, né, o país do Neymar e de tantos outros. Temos um treinador que é campeão, o Felipão. Outro treinador que é campeão, o Parreira. Então eu tenho certeza que nós faremos a Copa das Copas”. 

Estado 

“Obviamente que é importantíssimo ter jogos de futebol aqui, que é a nossa paixão, entre o América, o ABC e todos os outros times daqui. Mas eu fico pensando, sobretudo, aqui é um local para convenções, é um lugar para exposições, é um local para grandes reuniões. Uma pessoa lá me disse uma coisa belíssima: este estádio é tão bonito quanto Natal. E eu quero dizer para vocês o seguinte: este estádio, ele vai contribuir também para aumentar esse imenso potencial turístico que Natal tem. Aqui é um local em que nós podemos, com orgulho, receber convenções, receber visitantes estrangeiros e receber também brasileiros que fazem, em todo canto do Brasil, convenções, encontros, reuniões, workshops. Este estádio, ele tem um sentido muito importante para o desenvolvimento da cidade. Estou muito feliz de ter vindo aqui”.

Orçamento

“Eu fiquei encantada com a beleza deste estádio, fiquei encantada com o fato de que ele saiu três por cento abaixo do preço orçado, que é um estádio que vai ganhar o selo da Ecologia. É um estádio ambientalmente sustentável, é um estádio que empregou quatro mil trabalhadores, entre eles apenados, e eu quero dizer para vocês, além de todo o legado que nós temos na Copa em termos de mobilidade, de drenagem, em termos do que isso vai trazer para o Brasil, nós vamos deixar também um estádio como este”.

PIB

“Na Suíça, eu falo. Aqui eu estou falando sobre esta arena”.

Inflação

“Eu desconfio que deve ter alguém, você entende, que externa pensamentos a meu respeito que eu não disse. O meu assunto aqui em Natal, no Rio Grande do Norte, é futebol. O meu assunto sobre questões econômicas vai ser em Davos.”

Estádio de Curitiba

“Ô gente, pelo amor de Deus! (…) Essa é o tipo da pergunta que mostra aquilo que o Nelson Rodrigues dizia: ‘Não é possível apostar no pior’. Pelo contrário. Eu acredito que todo governador, prefeito e os empresários que são responsáveis pelo estádio de Curitiba irão fazer o estádio no prazo. É algo que eu tenho certeza. Eu acho, assim, que o Brasil tem de apostar a seu favor, e não contra”.

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário