terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Pelas declarações de Henrique em Tibau, sua candidatura ao governo ainda está na pauta do PMDB

A passagem do deputado Henrique Alves por Tibau, nesta segunda-feira, deu panos pras mangas…
Sem aspas do presidente da Câmara, o jornal Gazeta do Oeste publicou que “o deputado federal Henrique Eduardo Alves admitiu que, se houver uma coalizão de forças em torno do seu nome poderá disputar o Governo do Estado”.
O assunto, inclusive, é manchete do jornal.
Já o jornal De Fato publicou declaração aspeada de Henrique, que rebate o publicado na Gazeta…
Mas publicou resposta não aspeada, que corrobora com a matéria da Gazeta.
O que deixa claro que o PMDB continua sem candidato a governador e que Henrique pode ir para a disputa.
*
Ao De Fato, ao ser questionado sobre candidatura ao governo, o parlamentar disse: “Me reservarei ao direito de priorizar uma reeleição de deputado federal”.
Mas…mais adiante, quando questionado pela reportagem sobre uma possível motivação para candidatura majoritária, lembrando declarações do senador José Agripino (DEM) e do deputado-tio Agnelo Alves (PDT), de que ele seria o melhor nome…o deputado titubeou, e deu margens, sim, ao que publica a manchete da Gazeta.
Henrique confirmou ao jornal De Fato que se sentia motivado, “mas que a questão de ajudar ao Estado vinha em primeiro lugar”…
Só não disse, nem foi questionado, sobre a possibilidade de ajudar ao Estado como governador. O que é muito mais lógico.
Deixou no ar…
Não disse que sim, nem que não.
Portanto…continua valendo o que este Blog já publicou: que o empresário Fernando Bezerra, ou qualquer outro do PMDB que venha a aparecer como candidato a governador pelo partido, só está guardando a vaga para Henrique.
Que no momento, como presidente da Câmara, não pode falar em candidatura ao governo.
O desgaste viria a passos largos e até concluir a gestão na presidência da Câmara poderia ser arriscado.
Como o Blog publicou, Henrique não admite lançar nomes possíveis.
Apenas os improváveis.
Exatamente para que, ali na frente, sem viabilidade…o dele passe a ser a possibilidade única do PMDB disputar o governo.
Para isso, ele precisa do que ele chama de “coalizão de forças em torno do seu nome”, como publicou a Gazeta, para disputar sem o risco de perder pela terceira vez uma eleição para o Executivo.
*
Vale lembrar que a tal ‘coalizão de forças’, que hoje tem o PSB da ex-governadora Wilma de Faria como integrante, deverá deixar de fora o PT da deputada Fátima Bezerra e o PSD do vice-governador e candidato ao governo, Robinson Faria.
Que podem, sim, formar uma chapa com candidatos ao governo e ao Senado para disputar com Henrique…
O que assusta o presidente da Câmara, passado na casca do alho depois de ter sido derrotado duas vezes ao disputar a Prefeitura de Natal.

thaisa galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário